16 ABR 2020
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Arraial do Cabo promove ação de vacinação e corte de cabelo para moradores em situação de rua

Ação teve como objetivo intensificar o trabalho já realizado no dia a dia.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vem realizando ações para moradores em situação de rua, visando proteção, cuidados e a garantia dos seus direitos. Na última quarta-feira (15), essas ações foram intensificadas durante o dia. A Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS e sua equipe, realizou uma manhã de atendimento, onde a população de rua pode garantir a vacinação contra a gripe, alimentação e corte de cabelo. Além disso, foram entregues kits de higiene, com produtos e objetos pessoais.

Olívia Macedo, Secretária da pasta, comentou que a ação foi pontual e bem planejada, mas que o acompanhamento da população de rua é feito todos os dias no local.

"Nós sempre nos responsabilizamos com a higiene, com auxílio em programas do governo, assistência na emissão de documentos e, em garantir, alimentação, que por vezes acontece por doações de restaurantes parceiros. Essa ação foi para ratificar nosso cuidado a eles, principalmente, na situação atual em que estamos vivendo em meio à pandemia do Coronavírus. Precisamos intensificar a proteção com saúde e higiene" - explicou a Secretária.

A equipe do CREAS também disponibilizou uma pia com sabão líquido na porta do local, para ser usada pelos moradores que passarem por ali.

Tudo começa pela Abordagem Social

O trabalho com a população de rua, feito pelo CREAS, começa com a abordagem social, onde orientadores sociais preparados, identificam e fazem o primeiro contato nas ruas, a fim de entender o que o cidadão está passando e, desta forma, auxiliá-lo do melhor jeito, seja fazendo contato com a família, documentação ou necessidades básicas como banho e alimento. A abordagem acontece todos os dias e é desenvolvida de modo direcionado para atender a demanda de cada pessoa.