12 MAR 2020
Curso de cuidador de idosos registra 90 alunos matriculados na segunda turma de formação

Aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira (11), na Câmara de Arraial do Cabo.

A aula inaugural da segunda turma do curso de cuidador de idosos de Arraial do Cabo aconteceu nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Arraial do Cabo. Ao todo, 90 alunos foram matriculados e a procura continua, inclusive por pessoas de outros municípios.

As aulas acontecem em dois turnos, tarde e noite, no C.E. Almirante Frederico Villar, na Praia dos Anjos, com 3 meses de duração.

Aproximadamente 12,8% da população de Arraial do Cabo é idosos, o que reforça a importância de preparar profissionais para atender essas demandas. Segundo a organização, 80% dos alunos da primeira turma já conseguiu uma vaga de emprego.

“Essa é uma das profissões que mais cresce atualmente. Quando oferecemos este tipo de curso, estamos levando capacitação, geração de emprego e renda, além da movimentação da economia do município. Esse olhar de Renatinho Vianna, mostra a preocupação que ele tem com a dignidade do seu povo. Grandes profissionais estão sendo formados aqui” - destaca a consultora da ConLongEH, Cristiane Fernandes, que é a coordenadora do curso.

O curso é dividido em quatro módulos, somando 160 horas/aula, com avaliações de aprendizado e estágio, que será realizado em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), mesclando aulas teóricas e práticas para que os alunos possam fixar o que aprenderam.

Entre os tópicos do conteúdo programático do Curso de Cuidadores de Idosos, destaque para os seguintes temas: Aspectos de Violência e Maus Tratos ao Idoso; Características Psicológicas da Velhice; Sexualidade e Envelhecimento; Anatomia; Cuidados Relativos às Alterações Gastrointestinais; Cuidados Relacionados ao Diabetes Mellitus (DM); Atividades Ocupacionais para o Idoso; Posicionamento no Leito / Transferência; Adaptação do Ambiente em que o Idoso Vive; Situações de Risco, Prevenção e Cuidado; Auxílio para a Locomoção nas Diversas Condições (muletas, andadores, cadeiras de roda, etc), entre outros.

O curso é gratuito e oferecido pela Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Consultoria Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano (ConLongEH).