Na tarde de ontem (9), representantes da Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo, empresários do trade turístico e empresas do ramo e a ATAC se reuniram em uma apresentação sobre o potencial de crescimento do setor no município. O encontro aconteceu no salão da Pousada Timoneiro e teve como pautas as tecnologias e ferramentas de marketing digital para aumentar as vendas e a taxa de ocupação de hotéis e pousadas locais, além de dados levantados pelas empresas presentes acerca do franco crescimento de Arraial do Cabo e Região dos Lagos como destinos preferidos no Brasil.
Aproximadamente 30 pessoas participaram do evento que contou com as apresentações das empresas Omnibees, Erbon Brasil, CVC Corp, Tour Shop e Vega IT. Além das soluções para a rede hoteleira e as novas ferramentas no mercado, também discutiram sobre turismo receptivo, a experiência de viver o destino e a importância de se trabalhar o turismo como um todo para que a cidade continue a prosperar. Déborah Santos, especialista em negociações da CVC Corp, também pontuou a necessidade de todo o trade e as associações de comerciantes participarem desses encontros para traçarem juntos estratégias para tornar Arraial do Cabo um destino ainda mais procurado pelos viajantes. “O encontro foi ótimo e o retorno dos hoteleiros foi ainda mais positivo. A vontade de cada empresário de se especializar é importante para avançarmos. A CVC vê Arraial do Cabo com um potencial grande, por isso promovemos essa parceria, queremos divulgar o destino e promover a facilidade de o hóspede chegar à região,” acrescenta Déborah.
A pauta do turismo receptivo também foi abordada pelo diretor da Tour Shop, César Fernandes. As belezas de Arraial do Cabo encantam qualquer um que chegar aqui, mas é preciso ir além. Atender as expectativas de quem adquiriu o produto turístico e a atenção com o turista antes mesmo dele chegar na hospedaria ou no serviço adquirido é essencial para que ele aproveite ao máximo a sua estada e tenha intenção de voltar. “A facilidade do hóspede em chegar a nossa região faz parte da experiência de viagem. A conexão dos destinos com os aeroportos, as parcerias das grandes operadores, isso certamente vai mudar o fluxo e melhorar a vida da cidade como um todo,” comenta César.
Além de criar facilidades de locomoção, para que o segmento do turismo receptivo se desenvolva é preciso observar os recursos naturais, históricos, culturais, promoção turística, infraestrutura, entre outros fatores que o poder público, em parceria com as associações e com a iniciativa privada, vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos. Um turismo de qualidade estimula o crescimento da hotelaria, gastronomia, das atividades de exploração turística tais como passeios de barco, bugre, mergulhos, entre outros.
A Turismóloga da Sectur, Manuela Baggetti, também ressaltou a importância da união do poder público com os empresários e as empresas. “Arraial do Cabo tem potencial turístico muito maior do que já apresenta. Quando levamos o nome da cidade nas feiras de turismo por todo país as pessoas ficam encantadas, querem vir para cá. Cabe a nós oferecermos a eles mais do que as experiências nas praias e isso só podemos fazer quando nos encontramos para trocar ideias, como aconteceu aqui”, acrescenta.