31 JUL 2019
Workshop Calçada Acessível em Arraial do Cabo

Um projeto da Firjan que visa chamar a atenção de todos para o problema da falta de acessibilidade nas cidades, chegou a Arraial do Cabo. O Workshop "Calçada Acessível", aconteceu nos dias 30 e 31 de julho.

No primeiro dia, representantes das Secretarias Municipais foram convidados a viverem uma experiência nova e desafiadora, enfrentar os transtornos que a falta de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais traz. Seja em uma cadeira de rodas, ou com venda e bengala, as simulações possibilitaram aos participantes vivenciar o cotidiano e se conscientizar um pouco mais sobre o tema, tão pouco debatido.

Na manhã de hoje (31), o Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto e urbanista da FIRJAN, apresentou o projeto para cerca de 20 representantes na Casa do Educador. Foram expostos dados, exemplos de outras cidades em que o projeto já está implantado, e a promoção do diálogo que reforça a importância da sociedade nessa pauta.

A metodologia do programa é dividida em 6 etapas que consistem desde a apresentação da ideia até a criação de lei ou manual técnico a ser implantado no município. A próxima etapa é a elaboração do relatório com reivindicações e ideias para que o município possa ser cada dia mais acessível, gerando mudanças estruturais e leis que aproximem mais ainda Arraial dessa meta.

A idealização do FIRJAN chegou ao município por intermédio da Coordenadora de Acessibilidade Municipal, Vanessa Pimentel, que fez a conexão entre órgão e Prefeitura, viabilizando a realização do evento.

Cadeirante, Vanessa faz de suas experiências pessoais, pautas para se tratar do assunto. "Desde que sofri o acidentes e fiquei paraplégica, nunca me deixei abater por falta de acesso, não dá pra ficar em casa, pelo contrário. Meu trabalho nessa militância é fazer com que a nossa cidade seja um lugar onde se possa ir e vir, acessível a todos", frisou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024