Ir para o conteúdo

Ir para conteúdo do site
Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo - RJ
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
27
27 FEV 2020
Leo Barreto no Orgulho Cabista do mês

 

Arraial do Cabo é uma cidade repleta de belezas naturais, de particularidades e uma cultura bem típica. Não há quem não se apaixone por nossas águas, pelas paisagens naturais e pela simplicidade de seu povo. Mas nem toda história tem raízes profundas e, conforme a pequena vila de pescadores ganhou novos contornos, o orgulho cabista contagiou “forasteiros” que hoje fazem do Arraial o seu lar. Pensando nisso, a Prefeitura de Arraial do Cabo retoma o especial “Orgulho Cabista” para ressaltar figuras importantes que levam, com orgulho, o nome da nossa cidade pelo país e pelo mundo. O nome de hoje também é o “nome do rock” da nossa região: Leo Barreto.

Ele nasceu em Niterói, mudou-se para Belo Horizonte ainda menino, mas quem tem sangue cabista sempre retorna à sua origem e, em 1993, Leo Barreto chegou para ficar de vez em nosso município. Falando em origem, Leo faz parte da 6ª geração de uma família genuinamente cabista, começando lá em 1870 com João e Felicíssima vindo diretamente da Ilha da Madeira, em Portugal, para colonizar nossas terras. A família Barreto então se uniu com a Barros Pessoa através de Otávio e Adelina, bisavós de Leo, e formam uma das famílias mais antigas de Arraial. Agora vamos conhecer um pouco da vida dessa personalidade querida em nossa cidade. 

Cantor e compositor de rock e blues, Leo se tornou uma referência no gênero na região e leva o nome de Arraial do Cabo por onde passa. São mais de 25 anos de carreira lançando um autêntico rock brasileiro, com um álbum já lançado em 2015 e já trabalhando para o lançamento, ainda em 2020, de seu segundo disco independente.  

Sua carreira começou em Minas Gerais, onde se aventurou com sua guitarra elétrica fazendo parte de bandas de rock de garagem, buscando o seu espaço no cenário mineiro e conquistando a atenção como guitarrista. Participou como compositor em Festivais da Canção, foi integrante de uma banda de baile e, em 1988, foi correr atrás de seu sonho e montou seu próprio grupo, intitulado Eternamente Blues, que recentemente se reuniu para alguns shows. 

Arraial do Cabo não podia ficar de fora de sua trajetória. Ao chegar aqui, o neto de Abel Barreto não deixou de lado a música e começou a fazer shows pelo interior e também na capital carioca. No entanto, devido as características da região, Leo se viu obrigado a se adequar a demanda e voltou sua carreira para MPB e o rock, demonstrando toda a sua versatilidade e encantando a todos. 

No ano de 2005, lançou o seu primeiro álbum autoral, o “Velho Novo Mundo”. A música que intitula o disco teve mais de 5 mil downloads na internet. O álbum foi elogiado por artistas como Guto Goffi (Barão Vermelho), Renato Piau (Luis Melodia), Dalto e Toninho Horta, que teve uma faixa dedicada a ele. Leo também teve a oportunidade de dividir palco com nomes como Celso Blues Boy, Dalto, Claudio, Zóli, entre outros. Recentemente, aqui em Arraial, também fez shows de abertura para as bandas Blitz e Biquini Cavadão. 

Mas, além de orgulho cabista que carrega consigo, Leo Barreto também trabalhou para realizar outro sonho na cidade que tem com muito carinho: trazer o jazz e blues para a região e promover um reencontro com suas vertentes. Em parceria com a Prefeitura, Leo produziu, em 2018, a 1º edição do Jazz & Blues Festival de Arraial do Cabo, que está em sua 2ª edição e já contou com grandes nomes nacionais e internacionais como Little Jimmy Reed (EUA), Lorenzo Thompson (EUA), Ed Motta, Victor Biglione, Luis Carlini, Blues Etilios, Taryn Szilpmann, entre outros. 

"Apesar de ter sido criado em Belo Horizonte, Arraial sempre fez parte da minha vida. O lugar onde minha mãe nasceu e minha avó tinha casa, então desde 8 anos de idade, eu frequento Arraial do Cabo, até vir pra cá em definitivo, em 1993. E na verdade, eu vim pra minha terra. Lugar aonde meus tataravós ajudaram a colonizar. Aqui também é o lugar onde meus 3 filhos nasceram. Então, não poderia ser diferente, eu ter fincado aqui as minhas raízes. Arraial do Cabo sempre fez parte da minha vida e hoje eu, de alguma forma, faço parte da história dela, onde contribui com a minha música desde os anos 90”, comenta Leo com orgulho.

Em 2020, ele estará com seu álbum “De volta às ruas”, com as canções “Vestígios”, “Circo da Vida”, “10 mil léguas”, entre outras, por toda a Região dos Lagos e também levando Arraial por todo o Brasil. 

Acompanhe e prestigie essa grande figura da nossa cidade nas redes sociais: @leobarretoblues no instagram e no youtube! Leo Barreto também está no spotify!

Fonte: ASCOM PMAC | Comunicação
Seta
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia