20 DEZ 2019
Prefeitura de Arraial do Cabo forma primeira turma do curso de Cuidadores de Idosos

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Consultoria Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano (ConLongEH), formou a primeira turma do curso de cuidadores de idosos. A solenidade aconteceu na sede da Associação de Moradores do Bairro Canaã (AMOBAC). O curso, que contou com mais de 80 alunos e alunas, aconteceu entre outubro e dezembro deste ano, no Colégio Estadual Almirante Frederico Villar, na Praia dos Anjos.

Com a formatura da turma, Arraial do Cabo se torna o primeiro município da Região dos Lagos a garantir formação integral no segmento. O curso foi realizado conforme as normas legais e com a carga horária oficial que será exigida em concursos públicos futuramente: 160 horas, sendo 120 horas/aula práticas e 40 horas/aula teóricas. O próximo passo agora é a regulamentação da profissão, que será debatida na Câmara Municipal. No início de 2020 novas turmas serão formadas.

A solenidade de formatura reuniu cerca de 300 pessoas, entre familiares e amigos dos formandos. O evento também teve apoio da Secretaria de Educação, que cedeu parte da decoração e a impressão dos diplomas. Estiveram presentes Sergio Fernandes, Chefe de Gabinete do prefeito, o vereador Junior Chuchu, Emanoel Fernandes, representante da “Viver Bem – Arte do Cuidar”, Jocarly Alves, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPPI), Ayron Freixo e Andreia Tinoco, Secretário e subsecretária de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Andreia Tinoco, e toda equipe da ConLongEH.

“Foi uma experiência inesquecível poder contribuir com o nosso conhecimento para a formação de pessoas que vão cuidar de pessoas. Uma das profissões que mais cresce na atualidade e que requer capacitação de qualidade. Não podemos deixar de ressaltar a visão empreendedora do prefeito Renatinho Vianna em permitir que esse projeto fosse implantado e que formássemos a população para o mercado de trabalho com capacidade de concorrer em qualquer concurso ou disputa de vaga por emprego. Agora em 2020 os desafios serão ainda maiores e estamos prontos para eles”, definiu Cristiane Fernandes, consultora da ConLongEH e coordenadora do curso.

Fonte: ASCOM PMAC