09 DEZ 2019
Evento “O Museu que queremos” reúne pescadores
Atividade discutiu obras de ampliação do Museu Escola Naval Mestre Chonca.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, Campus Arraial do Cabo, recebeu na última sexta feira (6), o evento “O Museu que queremos”, que faz parte da 9ª Semana Fluminense do Patrimônio, onde aconteceu um “encontro aberto, público e participativo entre os pescadores tradicionais de “canoas de boçardas”; membros do grupo autodesignado “Banco do pau mole” (reduto e ponto de encontro de pescadores tradicionais do município), “mestres sabedores da cultura popular”, bem como amigos, moradores e visitantes da cidade de Arraial do Cabo e da Região dos Lagos”.

O objetivo foi debater acerca dos rumos e das obras de ampliação do Museu Escola Naval/Sala Expositiva Mestre Chonca, na Praia Grande.  Autores e articuladores do projeto, o sociólogo e doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo-USP, Paulo Sérgio Barreto, e a também socióloga e mestre em educação Julia Turrini, estavam presentes no evento. A proposta de ampliação (processo 1020/18) já se encontra tramitando na Secretaria de Obras do município.

Enquanto instituição parceira, a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo foi representada pelo seu atual presidente, o geógrafo e professor Roosevelt Monteiro.

ASCOM / PMAC

#Amar #Cuidar #Preservar