28 AGO 2019
1ª Audiência Pública sobre o Plano Diretor foi realizada ontem (27) em Monte Alto

A construção do novo plano diretor municipal já está em andamento em Arraial do Cabo! Mais uma etapa foi concluída na noite de ontem (27), em Monte Alto. A primeira audiência pública contou com a participação de aproximadamente 60 munícipes que levaram suas pautas e discutiram possíveis mudanças no atual plano. Os principais pontos discutidos foram as melhorias das condições da lagoa de Monte Alto, o esgotamento dos distritos, a fiscalização nas áreas de proteção ambiental, a criação de um plano habitacional no município, a contenção da especulação imobiliária e condições de desenvolvimento e atividades para a juventude cabista.

Aproveitando a reunião com a participação de pescadores da associação, a Secretaria do Ambiente formalizou a entrega da autorização para a construção do píer na lagoa de Monte Alto. Essa era uma reivindicação antiga da classe, que já havia conseguido patrocínio para a obra e disponibilizado mão de obra para a construção. Após muitas conversas, a Prefeitura de Arraial do Cabo conseguiu a documentação necessária para liberar a autorização.

Mais uma vez, a importância da participação da população nessas discussões foi exaltada pela mesa diretora, presidida pelo Secretário do Ambiente e coordenador do projeto do Plano Diretor, Arildo Mendes, e o Secretário de Administração, Luiz Cláudio Leal Barreto. Somente através da participação que se faz possível pautar os próximos anos de desenvolvimento de Arraial do Cabo. O Plano Diretor é o instrumento essencial da política de desenvolvimento da cidade e deve ser revisto a cada 10 anos. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada dentro dos espaços urbanos na oferta dos serviços essenciais, visando assegurar melhores condições de vida à população.

Secretários Municipais e representantes, vereadores e também a equipe de trabalho da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), representada pelo professor Augusto Verneck, que trabalha em conjunto com a Prefeitura na elaboração desse plano, compuseram a mesa. A próxima audiência pública será no dia 03 de setembro, às 18h, CIEP Cecílio Barros Pessoa, na Prainha. A audiência que aconteceria no dia 29 de agosto, em Figueira, foi cancelada devido a problemas técnicos e a coordenação busca uma nova data na agenda do programa.

Após as audiências públicas, todas as pautas apresentadas serão encaminhadas às Câmaras Técnicas, também com a participação de segmentos da população, que vão discutir os temas: Proteção ao Meio Ambiente, Uso e ocupação do solo, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos Essenciais e Economia, Turismo e Pesca e Juventude. A população está convidada para levar as ideias, sugestões e pautas de discussão acerca desses e outros temas de interesse popular para serem discutidos durante as câmaras técnicas.

Fonte: ASCOM PMAC
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024