16 AGO 2019
NOTA OFICIAL | Arraial do Cabo segue prestando assistência às famílias após operação do INEA e Ministério Público

A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Assistência Social, acompanha desde ontem (16) o desdobramento da operação realizada pelo Ministério Público e pelo INEA, que realizou a derrubada de 147 casas em área de invasão, prestando apoio às famílias envolvidas. Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, as equipes da Assistência Social retornaram ao local para nova abordagem, tendo em vista que ainda têm famílias ali.

Equipes de psicólogos e assistentes sociais prestam atendimento, conversando com as famílias para que aceitem a realizar o cadastro junto à Prefeitura. Ontem, apenas 22 aceitaram a fazer a ficha, porém algumas não quiseram informar de onde vieram. Algumas famílias já foram levadas para casas de amigos e parentes através dos veículos cedidos pela prefeitura. Nenhuma aceitou a realizar inscrição no Cadastro Único. Carros oficiais, uma van e um ônibus seguem à disposição. Além disso, um caminhão de mudança ficou à disposição até às 23h de ontem auxiliando quem precisava retirar móveis e objetos pessoais. A Assistência Social também providencia alimentação para os que se mantém no local. Somente ontem, 200 quentinhas foram entregues.

De acordo com o relatório do primeiro dia de atendimento, grande parte das famílias desalojadas são de fora do município. Dentre as cadastradas, 5 são de fora do Estado do Rio de Janeiro.
Como o município faz parte da categoria pequeno porte II, da codificação do Ministério de Desenvolvimento Social, não possui abrigo municipal. A Prefeitura tentou contato com todos os abrigos de municípios vizinhos, incluindo casas de passagem, porém foram informados que não há vagas. Uma solicitação também foi encaminhada ao Estado e a Assistência Social segue aguardando resposta e procurando alternativas.

Arraial do Cabo reforça o compromisso de atendimento humanizado em tudo o que compete à Prefeitura para minimizar os desgastes dessas famílias.

ASCOM PMAC | Assistência Social
#Amar #Cuidar #Preservar