28 JUN 2019
Guarda Municipal de Arraial do Cabo implantará projeto Visita Amiga na APAE

A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, esteve hoje (28) na APAE de Arraial do Cabo para acertar os últimos detalhes para a implantação do Projeto Visita Amiga. O projeto será implantado a partir da próxima semana e consiste no método da cinoterapia, ou seja, uma terapia que utiliza cães no auxílio do tratamento de distúrbios e enfermidades, como por exemplo o autismo, problemas de sociabilidade e transtornos psicológicos. Estiveram presentes na reunião o Coordenador do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal, William Silva, o presidente da APAE, Elço Vieira, e a Assistente Social e Coordenadora Técnica da APAE, Dayane Silva.

O programa terá a participação de três cães. O primeiro é o golden retriever de 1 ano e 6 meses, chamado de Arqueiro, e daqui a 15 dias um pastor alemão fêmea chamada Kira, com um ano. Outro cão já está em treinamento para participar desse projeto.

De acordo com William, as visitas serão periódicas. "O projeto vai realizar uma visita por semana. O cachorro vai brincar com as crianças e realizar atividades lúdicas junto à equipe multidisciplinar. Com esse trabalho, espera-se que eles apresentem um desenvolvimento melhor nas atividades e que desperte neles cada vez mais a vontade de aprender", acrescenta.

Acompanhados por uma equipe multidisciplinar, esses cães atuarão como instrumento para tonar o tratamento mais ameno, trabalhando aspectos como a cognição, expressão, imagem corporal, equilíbrio, reintegração terapêutica, entre outros. Além disso, os pacientes aprendem sobre respeito e companheirismo através da socialização com os animais. O objetivo da cinoterapia é ser um tratamento complementar aos tradicionais, levando momentos de bem-estar aos assistidos.

ASCOM PMAC / SEMUSP

#Amar #Cuidar #Preservar