30 MAR 2023
Moradores aprovam novas instalações da UBS Hermes Barcellos.
Quem passa de longe já é atraído pela beleza e grandiosidade do prédio, que desde o dia 16 de fevereiro abriga a nova Unidade Básica de Família Hermes Barcelos. A estrutura vistosa chama a atenção e enche de orgulho a população de Arraial do Cabo que há seis anos aguardava a inauguração do “posto de saúde do Sítio,” ou simplesmente do “postinho,” como era conhecido. Mas o que realmente tem marcado a vida das pessoas está dentro do prédio: o acolhimento humano e os serviços prestados à população são fundamentais para ampliar as condições de vida e garantir qualidade em saúde, como o exemplo do senhor Ismael Regly Staneck: “Eu nasci de novo. Os profissionais desse posto salvaram minha vida e somente por isto eu estou aqui, conversando com a senhora nesse momento,” disse seu Ismael.

A declaração impactante tem toda razão de ser. Quando o motorista aposentado de 76 anos chegou à Unidade Básica de Saúde, há cerca de sete meses, ele foi diagnosticado com câncer de pele, problema na tireoide e hérnia inguinal. No curto período de seis meses, seu Ismael foi operado para a retirada do tumor e da hérnia e, ainda deu início ao tratamento da tireoide. Na simplicidade das palavras de quem ganhou a vida de volta, o aposentando revela: “Aqui eu me sinto no céu. Em toda minha vida eu nunca recebi o tratamento que tive aqui e olha que eu nem pedi tudo isso,” comenta emocionado.

A Unidade de Saúde Básica Hermes Barcellos existe desde 1985, quando o município se emancipou de Cabo Frio. O posto foi instalado em uma casa pequena, que com o passar do tempo e a falta de manutenção foi se deteriorando. No ano de 2017 a casa foi totalmente demolida para dar espaço ao novo prédio. Seis anos se passaram até que em fevereiro de 2023 o novo “posto de saúde” foi devolvido à população.  Construído com
com design moderno e instalações amplas e confortáveis, a estrutura de dois pavimentos é totalmente climatizada. Um elevador e mapas táteis compõem o prédio. No primeiro andar há três consultórios, recepção, além de salas onde funcionam o consultório odontológico, de nutrição, de psicologia, do pré-natal, de obstetrícia, de curativo, de farmácia, de enfermagem e uma central de vacinas. No segundo andar há uma sala ampla onde funciona o Centro Municipal de Fisioterapia.

Atualmente a unidade tem 2.700 pessoas cadastradas: são moradores da área de cobertura do posto que compreende o Morro da Cabocla, o Sítio, a Praia dos Anjos e o Centro. Além dos serviços oferecidos para os cadastrados, o local é referência em reabilitação física, cujo serviço é estendido para pacientes de outras unidades e a Central de Distribuição de Vacinas também opera em parceria com outros postos.

O Hermes Barcelos funciona de segunda à sexta-feira com distribuição de medicamentos, consultas com clínico geral, obstetra, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Também são disponibilizados tratamentos odontológicos e acompanhamentos de Hiperdia, pré-natal e puericultura. Para os pacientes acamados ou domiciliados, além das visitas da equipe médica, há também o serviço de fisioterapia.

O secretário Jorge Diniz se considera um privilegiado por ser o gestor da saúde nesse momento histórico, mas para ele o mais importante é  trabalhar para manter o compromisso de melhorar a qualidade de saúde da população cabista. “Sem dúvida, como a população eu também estou orgulhoso desse feito, no entanto é evidente que fala mais alto a responsabilidade de pensar a saúde como um todo para continuar atuando a fim de promover mais qualidade de vida saudável para o cidadão de Arraial do Cabo,” destacou Diniz.
Local: Arraial do Cabo