23 FEV 2024
Coral Marearte é declarado como patrimônio histórico e cultural
Arraial do Cabo vem se destacando no cenário nacional e mundial. Depois de ser intitulada como a Capital Nacional do Mergulho, agora foi a vez do Coral Marearte ser reconhecido e declarado como patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial do estado do Rio de Janeiro! O reconhecimento veio por meio do projeto de lei 2991/2024 na Assembleia Legislativa da capital.

A lei já esta em vigor desde 21 de fevereiro e permite ao Poder Executivo, no âmbito da Secretaria Estadual de Cultura, a celebrar convênios não onerosos com empresas privadas, com municípios e entidades ligadas à cultura ao turismo ao lazer com a finalidade de fomentar a divulgação, o conhecimento e as apresentações do Coral Marearte em todo o território do Estado.

Conheça a história

Criado em 1987, com o nome de “Coral do Conservatório de Música de Arraial do Cabo”, o Coral Marearte nasceu da iniciativa da musicista Suzana Cazaux e um grupo de amigos que se reunia no conservatório de música de Arraial do Cabo. O nome Marearte, atribuído ao Coral em 1989, foi inspirado na região, que é banhada pela encosta do Oceano Atlântico, sob o desejo e filosofia do desenvolvimento artístico e cultural da Região dos Lagos.

O Coral Marearte encantou e levou cultura e arte a inúmeras pessoas que puderam admirar a beleza de suas obras em Festivais e encontros em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, além de cidades do Uruguai e da Argentina.

O Marearte também participou da abertura do Fórum Global ECO/92, realizado na cidade do Rio de Janeiro, e passou pela regência de ilustres maestros durante a sua existência. Em 2013, o Marearte se calou e retomou suas atividades em 2022. Uma belíssima e importante história que faz parte da cultura de Arraial do Cabo.
Fonte: ASCOM PMAC
Autor: Kelen Moreira