22 FEV 2024
Arraial do Cabo aplica nova multa à Prolagos devido ao mau cheiro na ETE
Foto Juliano Andrade
Ao todo, já são R$3 milhões de multas aplicadas desde 2022.
A Prefeitura de Arraial do Cabo aplicou mais uma multa à Prolagos, concessionária responsável pela Estação de Tratamento de Esgoto na Praia Grande, totalizando quase 3 milhões em multas desde 2022. A penalidade foi motivada pelo persistente mau odor emanado da estação que impacta diretamente os moradores da região.

Para solucionar o problema, a Secretaria do Ambiente e Saneamento já realizou vistorias, emitiu notificações, realizou reuniões com a Prolagos e a comunidade, além de solicitações de intervenções na estação, como a implantação do sistema inibidor de odor. Também foi aberto um processo junto à Agenersa (agência reguladora) para apurar irregularidades.

Para resolver de forma definitiva, foi constatado que ampliar e melhorar o tratamento do esgoto são etapas cruciais nesse processo. Por isso, após esgotar as medidas administrativas, Prefeitura e Prolagos
estão programadas para firmar, na próxima semana, um Termo de Ajustamento de Conduta, buscando soluções para os problemas ambientais causados pela estação.
NOVA ESTAÇÃO

Desde que assumiu o serviço de esgoto em Arraial, a Prolagos não investiu em melhorias no sistema. O TAC prevê a construção de uma nova estação de tratamento em outro local, longe da área urbana atual, e será uma das melhores do Brasil, trazendo melhorias significativas ao tratamento de esgoto na região.

Fonte: ASCOM PMAC
Autor: Vanessa Rodrigues