08 FEV 2024
Secretarias de Saúde e Educação se unem no combate às arboviroses em Arraial do Cabo
Foto: Vinícius Pereira/ASCOM PMAC
Ações nas escolas e um vídeo educativo orienta a comunidade escolar para a volta às aulas

As Secretarias de Saúde e de Educação do município de Arraial do Cabo lançaram um vídeo educativo esta semana, visando orientar a comunidade escolar – pais, alunos e profissionais da educação – sobre os cuidados necessários para o enfrentamento das arboviroses na volta às aulas. A menos de 15 dias para o começo do ano letivo de 2024, a Secretaria de saúde já vistoriou cem por cento das unidades escolares do município.

De acordo com informações da Vigilância em Saúde, os agentes de endemia vistoriaram os pátios das escolas, jardins, caixas d’água, calhas e todos os locais onde pudesse haver acúmulo de água. Em todos os ralos e vasos sanitários foi aplicado o larvicida. O procedimento deverá se repetir sempre que houver a suspeita de algum foco do mosquito da dengue. Outra iniciativa importante foi a distribuição de panfletos educativos para pais e alunos durante a realização das matrículas escolares para 2024.

O secretário municipal de Educação, Bernardo Alcântara, informou que a equipe pedagógica da secretaria planejou ações educativas para mobilizar toda comunidade escolar a partir do retorno dos alunos às salas de aula: “Sabemos que a dengue está sob controle em nossa cidade, por isso não vamos poupar esforços para manter essa doença bem longe dos nossos alunos e profissionais da educação,” disse Bernardo.

Para reforçar a campanha que a Prefeitura vem fazendo no combate à arboviroses, os secretários de Educação e Saúde, Bernardo Alcântara e Jorge Diniz, lançaram, na quarta-feira (07), um vídeo educativo orientando a todos para o cuidado com a dengue. O vídeo, que tem duração de 1 minuto 20 segundos,  ressalta o trabalho dos agentes de endemia na eliminação dos possíveis focos nas escolas e convoca a população a tirar 10 minutos diariamente para procurar onde tem criadouro do mosquito da dengue dentro de casa e fazer a limpeza desses lugares. O vídeo, divulgado nas redes sociais da prefeitura, já teve mais de 12 mil visualizações. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui.

O secretário de saúde, Jorge Diniz, informou que esse trabalho coordenado entre as secretarias deve continuar: “Com a volta dos alunos às escolas, vamos ampliar as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya no entorno das unidades escolares. Vamos prosseguir com as campanhas coordenadas entre as duas secretarias  também nas redes sociais, a fim de impedir que essas doenças se proliferem em nossa cidade”, anunciou Jorge.

SECRETARIA DE SAÚDE APOSTA EM AÇÕES INTEGRADAS NO COMBATE  ÀS ARBOVIROSES

Com o avanço da dengue nas cidades do Estado do Rio de Janeiro, o secretário Jorge Diniz reforça a preocupação em manter sob controle o avanço da doença no município. Para isto, ele aposta em ações coordenadas entre as secretarias municipais, associações e entidades organizadas. Na manhã desta quinta-feira (8), Jorge recebeu representantes de doze associações de pescadores de Arraial do Cabo e da Colônia de Pescadores.

Durante o encontro, que teve duração de quase duas horas, os pescadores agradeceram a ação da Vigilância em Saúde na eliminação dos focos de larvas, principalmente nos barcos ancorados na praia dos Anjos, Prainha e Praia Grande. Os profissionais da pesca se colocaram à disposição para ajudar em um mutirão de limpeza em todos os barcos e pediram que haja um reforço nas campanhas de combate à dengue, específica  para os pescadores. Uma ação conjunta envolvendo as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Associações de Pescadores e Colônia de Pesca está sendo organizada para após o carnaval.

ARRAIAL DO CABO É MODELO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NO COMBATE À DENGUE

O secretário Jorge Diniz e a coordenadora da Vigilância em Saúde Camila Nunes participaram da reunião semanal do grupo de trabalho da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) em São Pedro da Aldeia. Durante o encontro, a coordenadora falou sobre a experiência do município cabista no enfrentamento às arboviroses.

Ela mostrou a importância do funcionamento dos comitês interno e intersetorial de arboviroses para ações efetivas no município. Camila destacou também as ações integradas entre o Hospital Geral, o pronto-socorro de Figueira e a Atenção Primária em Saúde para o sucesso do planejamento. Entre as ações desempenhadas com sucesso estão as capacitações constantes das equipes de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, a divulgação das campanhas educativas nas redes sociais da prefeitura e a criação do aplicativo denominado “Tem Foco Aqui”, imprescindível no monitoramento diário dos focos da dengue, através do preenchimento de formulários pelos agentes comunitários de saúde (ACS).

A coordenadora explicou que através da integração,  do  monitoramento e do controle é  possível prevenir a ação das arboviroses e conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue na cidade.

Foto: Vinícius Pereira/ASCOM PMAC

Fonte: ASCOM SAÚDE E EDUCAÇÃO