03 JAN 2024
Arraial do Cabo inicia a implementação do ensino em tempo integral para todos os alunos do Ensino Fundamental.

Arraial do Cabo sai na frente e a cidade será uma das primeiras do estado a ter a modalidade do ensino em tempo integral, prática prevista no Plano Nacional de Educação, para todos os alunos do Ensino Fundamental, exceto os do EJA. Serão 3.500 alunos atendidos no novo espaço educacional cabista, localizado no Parque Público Hermes Barcellos, na Prainha, que está em fase de obras, tendo iniciado a terraplanagem no local que acomodará as instalações que serão modulares, com previsão de início já em 2024. Uma unidade também já está em construção no distrito, e fica localizada em Novo Arraial.

Os estudantes da rede municipal de ensino desenvolverão atividades extracurriculares como programação gamer, realidade virtual, robótica e inglês. Terão aulas complementares culturais e esportivas, sempre no contraturno de suas escolas, além de transporte e alimentação supervisionada. O Prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, ressaltou a importância dos investimentos na Educação, para que se oferte aos jovens a possibilidade de inserção profissional e uma mudança social.

“Investir em educação é garantir um futuro ainda mais promissor às nossas crianças e adolescentes. A chegada do ensino em tempo integral na rede pública é um grande marco, vai ser um divisor de águas na educação dos estudantes cabistas. O aumento do tempo de aprendizado, realizado no contraturno escolar, vai permitir o desenvolvimento de novas habilidades, proporcionar descobertas, aumento da empregabilidade e redução da desigualdade social”, afirmou Marcelo.

Com o início das obras e o começo das aulas em tempo integral, a economia e a renda de Arraial do Cabo também serão impactadas com novos empregos que serão criados para atender as demandas do local.

A iniciativa parte também da sensibilidade do Secretário de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Bernardo Alcântara, que entende a necessidade da implantação do ensino integral como forma de investimento nos pequenos cidadãos, para fomentar a educação pela cidade e deixar marcas positivas.

“Vemos que a forma de construir um futuro sólido, é o investimento no presente. E nada melhor que investir em nossos alunos. Uma vez inseridos na modalidade do ensino em tempo integral, eles estarão voltados para os estudos, para o conhecimento, tendo preenchido seus tempos ociosos com aulas nos segmentos de tecnologia, cultura, esportes e linguagem. Estamos deixando um legado, algo que vai além de qualquer governo, um modelo de inclusão para as gerações futuras de nossa cidade, que será moldada através da educação”, frisou Bernardo.

O ensino em tempo integral teve projetos piloto implantados na cidade, no CIEP Municipalizado 147 – Cecílio Barros Pessoa, na Prainha, e na Escola Municipal Sotero Teixeira de Souza, em Pernambuca, obtendo êxito em sua aplicação.

Fonte: Educação
Autor: ASCOM Educação