24 NOV 2023
Força tarefa é realizada para salvar cavalo de maus tratos em Arraial do Cabo.
Uma força tarefa envolvendo a Secretaria do Ambiente e Saneamento, GOPAM, Defesa Civil e equipe da Cavalaria, foi realizada nesta quinta-feira (23), para resgatar um cavalo vítima de maus tratos. O animal estava abandonado em uma área de mata, próximo ao condomínio da Praça da Canoa.

Ao chegar no local, a equipe se deparou com o animal caído em uma vala de difícil acesso. O cavalo estava bastante debilitado e não conseguia se levantar. A ação mobilizou 13 homens que de prontidão realizaram os primeiros socorros com soro e um sombreiro para o proteger do sol e calor.

Após algumas horas, o animal foi reanimado e levantado com auxílio de cordas e um mourão de madeira. Com muita força física ele foi transportado para próximo a pista, onde foi constatado muitos machucados por todo o corpo devido a situação de maus tratos. O cavalo foi encaminhado para a equipe da Cavalaria e permanece sobre cuidados. O dono ainda não foi identificado.

Atualmente, uma farta legislação os protege a nível internacional, federal e municipal. Entre elas está a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais.

O objetivo é proteger cães, gatos e outros animais silvestres de vários tipos de abuso e violência. Nos últimos anos, o aumento de casos tem sido tão grande, que uma nova lei foi sancionada em setembro de 2020. Com a mudança, a prática de abuso e maus tratos a animais implicará em pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Além das leis, existe um estatuto que orienta todos os indivíduos sobre os direitos dos animais. Neste contexto, todo animal tem o direito de ter a sua existência respeitada e deve receber tratamento digno e essencial para uma sadia qualidade de vida. E cabe a nós zelar, cuidar e respeitar a todos eles.
Fonte: Ambiente e Saneamento
Autor: Kelen Moreira