24 OUT 2023
POLÍTICA DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA: ARRAIAL DO CABO FAZ EVENTO PARA MARCAR O INÍCIO DO TRABALHO
A Secretaria de Saúde promoverá nesta sexta-feira, 27, diversas atividades educativas

A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo realizará, na próxima sexta-feira, 27 de outubro, o lançamento oficial dos trabalhos para a implantação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN). A data escolhida é significativa: esse é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, cujo objetivo é chamar a atenção dos profissionais da saúde para demandas que são específicas dessa parcela população.

De acordo com a coordenadora da pasta - a ativista Marta Fonseca - a programação, que será pública e popular, tem o objetivo de atrair todas as pessoas interessadas em conhecer a nova política voltada para cuidar da saúde da população negra.

O evento acontecerá no Marco Histórico, localizado na praia dos Anjos com transmissão ao vivo no Programa Amaury Valério, na rádio Ondas FM. A partir das 8 horas da manhã haverá uma tenda e um telão no Marco Histórico, onde será transmitido o programa de rádio. Durante as três horas de programa haverá entrevistas, com profissionais convidados que falarão direto do Marco Histórico e do estúdio da rádio.

Além das entrevistas, também haverá distribuição de material gráfico educativo, o circuito de saúde, onde a população, prioritariamente a população negra, poderá receber atendimento profissional como aferição da pressão arterial e medição da glicose.

Outra atividade importante na divulgação desse trabalho é o lançamento de uma série de seis histórias em quadrinhos, que serão lançadas durante o programa. No mesmo instante em que o secretário de saúde Jorge Diniz estiver fazendo o lançamento das histórias em quadrinho, ou simplesmente, “tirinhas”, no programa, a primeira história será publicada, nas redes sociais da Prefeitura de Arraial do Cabo e da Secretaria de Saúde. O projeto tem a assinatura do professor e ilustrador Renan Alvarenga.

Um debate mediado pelo radialista Amaury Valério fechará a programação. Segundo os organizadores do evento, a ideia é popularizar o debate sobre a saúde integral da população negra, da forma mais educativa possível, por isso o evento será público e totalmente educativo. É importante destacar que toda programação terá um recorte especial: o grupo “Samba do Gogó” fará a trilha sonora do evento. A roda de samba será montada no Marco Histórico a fim de contextualizar culturalmente o evento e atrair pessoas que queiram conhecer o tema.

Para o secretário Jorge Diniz esse evento representa o começo de uma caminhada de reparação com essa parte da população.  "Implantar aqui em Arraial do Cabo a Política Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN), que existe desde o ano de 2009 em nível nacional, significa avançar no atendimento qualificado a essa parcela da população, mas queremos fazer isso com o apoio da população através dos movimentos organizados da sociedade civil. "Precisamos nos empenhar para buscar a igualdade racial e o combate às desigualdades em saúde tão evidentes no Brasil. É importante que Arraial do Cabo seja um exemplo. Estamos trabalhando para isto, já fazemos parte das 24 cidades antirracistas do Estado do Rio de Janeiro e agora, depois de aderirmos à política nacional de saúde integral da população negra, estamos implantando a nossa. Vamos melhorar o acesso aos serviços específicos para a saúde da população negra e banir com o racismo institucional no atendimento em nosso município, mas não estaremos só nesse momento historicamente importante para a nossa saúde, convidamos toda população cabista a se juntar a nós", disse o secretário.

Entenda:
O que é saúde da população negra?
É o reconhecimento do racismo como Determinante Social das condições de saúde da população negra.

Para que um Programa Municipal de Saúde para a População Negra (PMSIPN)?

Para promover a saúde integral dessa parcela da população, priorizando a difusão de conhecimentos quanto às especificidades da saúde desta população, promovendo atitudes antirracistas nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando parcerias a fim de superar desigualdades no acesso e atenção à saúde deste público.

DOENÇAS GENÉTICAS OU HEREDITÁRIAS MAIS COMUNS DA POPULAÇÃO NEGRA

• Anemia falciforme — Doença hereditária, decorrente de uma mutação genética ocorrida há milhares de anos, no continente africano. A doença, que chegou ao Brasil pelo tráfico de escravos, é causada por um gene recessivo, que pode ser encontrado em frequências que variam de 2% a 6% na população brasileira em geral, e de 6% a 10% na população negra.

• Diabetes mellitus (tipo II) — Esse tipo de diabetes se desenvolve na fase adulta e evolui causando danos em todo o organismo. É a quarta causa de morte e a principal causa de cegueira adquirida no Brasil. Essa doença atinge com mais frequência os homens negros (9% a mais que os homens brancos) e as mulheres negras (em torno de 50% a mais do que as mulheres brancas).

• Hipertensão arterial — A doença, que atinge 10% a 20% dos adultos, é a causa direta ou indireta de 12% a 14% de todos os óbitos no Brasil. Em geral, a hipertensão é mais alta entre os homens e tende ser mais complicada em negros, de ambos os sexos.

• Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase — Afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Apresenta frequência relativamente alta em negros americanos (13%) e populações do Mediterrâneo, como na Itália e no Oriente Médio (5% a 40%). A falta dessa enzima resulta na destruição dos glóbulos vermelhos, levando à anemia hemolítica e, por ser um distúrbio genético ligado ao cromossomo X, é mais frequente nos meninos.

Fonte: ASCOM SAÚDE
Autor: Monica Marins