09 OUT 2023
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES PARA REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Foto: Marcelo Teixeira
AS AÇÕES ESTÃO SENDO REALIZADAS NAS UNIDADES DE SAÚDE E EM ESPAÇOS PÚBLICOS

A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, através da Coordenação da Atenção Primária, organizou uma série de atividades que vão marcar o “Outubro Rosa” - mês da campanha de conscientização do câncer de mama. O objetivo das ações é divulgar os serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde e mostrar para a população a importância da prevenção, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Nesta segunda-feira, 09, o circuito da saúde, montado na Praça do Guarani atendeu 53 mulheres. Durante o atendimento elas tiveram a oportunidade de agendar o exame de mamografia. Também foram ofertados serviços como avaliação bucal, aplicação de flúor, vacinação, orientação nutricional, aferição de pressão e glicose, saúde do idoso, testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

A próxima ação está marcada para a Câmara Municipal, no dia 17 de outubro, a partir das 14 horas. Uma palestra vai abordar os seguintes temas: fatores de risco, abrangendo a nutrição, detecção precoce, conhecer o corpo; exames preventivos, faixa etária; tipos de tratamento e   serviços que o município oferece para a saúde da mulher.

No dia 23 de outubro as ações serão na Escola Francisco Porto de Aguiar. Haverá palestras nos três turnos. O fechamento da programação está previsto para o dia 31 de outubro, na localidade de Figueira, no segundo distrito cabista. Além dessas atividades externas há ainda o calendário de eventos organizado pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família.
De acordo com os dados publicados na cartilha do Instituto Nacional do Câncer um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto no início. Segundo informações do Ministério da Saúde alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) - Ana Carolina Attisano – falou sobre a importância das ações de conscientização sobre o câncer de mama: “É fundamental para avaliarmos o estado geral da saúde da mulher, esta é uma das formas de detectarmos desequilíbrios no organismo, principalmente os que dão sinais logo no início. Também é possível orientar ao autocuidado, a possíveis riscos, a prevenção e diagnóstico precoce,” explicou Ana Carolina. Ela disse também que essas ações são importantes para garantir a qualidade de vida, a felicidade, o bem-estar e a liberdade das mulheres.

Qualquer mulher pode ter acesso, pelo SUS, durante o ano todo, às consultas e exames de mamografia e preventivo. Para isso é só procurar uma das oito unidades de Estratégia de Saúde da Família e fazer o cadastro.

Acompanhe o calendário de atividades nas ESFs:

11/10 - ESF Canaã - 9h
11/10 - ESF Boa Vista - 13h30