03 OUT 2023
Mulheres cabistas recebem atendimento médico, odontológico e psicológico durante período gestacional.
O município pode garantir também o enxoval completo do bebê
A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo disponibiliza às gestantes do município o acompanhamento completo de pré-natal. O serviço que é totalmente gratuito porque é do SUS, tem como objetivo principal assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê. Para ter acesso aos serviços basta procurar a unidade de Estratégia de Saúde da Família mais perto de casa e se cadastrar.

A Coordenadora Municipal do Programa saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) – Ana Carolina Attisano explicou que durante os nove meses, a gestante recebe atendimento periódico e contínuo por uma enfermeira e por um médico.

logo na primeira consulta a paciente é avaliada por uma enfermeira. Ela já sai com o prontuário prontinho e o pedido de todos os exames laboratoriais que serão marcados ali mesmo. No mesmo dia a gestante faz os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Se algum desses exames for positivo a pessoa começa o tratamento no mesmo dia.

Outro importante benefício para a gestante é o pré-natal odontológico. A primeira consulta é marcada já no primeiro atendimento do pré-natal e visa acompanhar a saúde bucal no período gestacional.
No caso das pacientes consideradas de alto risco - detectadas através de alguma patologia, ou exame alterado por exemplo -   é feito o encaminhamento através de prontuário próprio para o pré-natal de alto risco, na própria rede municipal, onde ela é atendida por um médico obstetra.

Ao completar a gestação o município garante também o parto, na maternidade do Hospital Geral. Quando recebe alta, o bebê já sai da maternidade com o agendamento do teste do pezinho, da vacina BCG e da primeira consulta com o pediatra no posto de saúde.

Kit Natalidade

Além da assistência à saúde durante gestação e o parto, a prefeitura de Arraial do Cabo realiza a entrega do kit natalidade para mães atendidas pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e que estejam cadastradas no CadÚnico. Para receber o benefício é preciso ter renda mensal per capta igual ou inferior a ¼ do salário mínimo.  A ação faz parte da Lei dos Benefícios Eventuais, que determina a proteção temporária do Estado em casos especiais, como a gestação.

A entrega dos kits é feita pela Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos através da equipe técnica dos CRAS. Os kits são compostos por banheira 28 litros, body de manga curta e longa nos tamanhos M e G e cobertor antialérgico.

Fonte: Saúde
Autor: Mônica Marins