18 SET 2023
Arraial do Cabo inaugura cirurgia por vídeo
Primeira cirurgia foi considerada um sucesso
A equipe médica do Hospital Geral de Arraial do Cabo realizou a primeira cirurgia videolaparoscópica pelo SUS! O procedimento realizado foi uma retirada de vesícula considerada um sucesso pelos responsáveis. A cirurgia foi realizada na semana passada e marca a história do hospital que foi fundado na década de 1990.

O Secretário de Saúde, Jorge Diniz, disse que essa é uma conquista da população cabista que há tanto tempo aguardava por um avanço como esse. “É mais uma ação que mostra o compromisso com o bem estar da nossa população e o avanço no atendimento no que diz respeito à saúde,” finalizou Diniz.

O diretor técnico do hospital, o médico Rafael Medina, explicou como é feita a cirurgia: “É um procedimento minimamente invasivo no qual utilizamos pequenas incisões e uma câmera de vídeo para visualizar e tratar condições médicas. Isso contrasta com as cirurgias tradicionais, que envolvem incisões maiores. A videolaparoscopia oferece benefícios como menor dor pós-operatória, tempo de recuperação mais curto e menor risco para o paciente,” esclareceu o médico. A partir de agora, as cirurgias eletivas de vesícula biliar serão feitas por vídeo, seguindo critérios médicos.

O prefeito Marcelo Magno comemorou o feito e ressaltou que “a realização de cirurgias por videolaparoscopia no Hospital Geral de Arraial do Cabo é mais um passo importante que o Município dá para oferecer uma Saúde cada vez melhor à população cabista. Recentemente, a Prefeitura inaugurou o novo pronto-socorro do HGAC, inclusive com uma nova ala pediátrica, a maternidade já ganhou melhorias e até o fim deste ano será inaugurada a UTI. Em breve todo o hospital estará reformado. Entendemos que saúde é prioridade,” finalizou Marcelo.
Autor: ASCOM SAÚDE
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024