22 AGO 2023
QUALIFICATUR inicia primeiros ciclos de capacitação.

Arraial do Cabo iniciou ontem (21), os primeiros ciclos de capacitação do programa QUALIFICATUR, uma iniciativa de qualificação turística promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

Cerca de 30 guias de turismo tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação enriquecedora acerca dos atrativos históricos e culturais que compõem a cidade. Durante o evento, foram ministradas apresentações detalhadas sobre elementos históricos e culturais de destaque, reforçando o conhecimento teórico necessário.

O primeiro dia contou com a presença da historiadora Thereza Soraia, que proporcionou aos participantes uma imersão no passado por meio de uma abordagem lúdica e rica em referências culturais. Nesta terça-feira (22), a Tenente Luana Martins, responsável pelo Museu Oceanográfico da Marinha, conduziu uma apresentação abordando tópicos como a Ilha do Farol, naufrágios e a Tayo. Ao término das atividades, os guias desfrutaram de uma visita guiada ao Museu Oceanográfico.

Na próxima semana, uma nova etapa de capacitação será direcionada aos guias, abordando os atrativos naturais e a importância da preservação ambiental. O programa culminará com uma visita técnica guiada ao Morro do Caixão.

QUALIFICATUR

O Programa de Qualificação para o Turismo, QUALIFICATUR, tem como objetivo promover cursos de capacitação e qualificação destinados aos profissionais do turismo, além de incentivar à formação de mão de obra para o setor turístico de nossa cidade.

Para este semestre o QUALIFICATUR ofertará qualificação e capacitação destinados aos profissionais guias de turismo e da área de alimentos e bebidas; servidores públicos das áreas de atendimento e segurança pública; prestadores de serviços das orlas, praias e do turismo náutico, além de influenciadores digitais que divulgam a nossa cidade para o Brasil e o Mundo. Serão mais de 1.000 vagas até o final de 2023.

Imagens: Ângelo Caravelos, Natália Marques, Maryana Canellas

Fonte: Turismo