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Procuradoria Geral do Município

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Estrutura Organizacional

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Informações

Art. 6.° Compete à Procuradoria Geral do Município (PROGEM): I - Assistir direta e imediatamente ao Chefe do Poder Executivo no desempenho de suas funções; II- Elaborar e expedir a correspondência oficial do Chefe do Poder Executivo; III - Representar o Município nas questões de ordem jurídica e administrativa, reclamadas pelo interesse público e pela aplicação das leis vigentes; IV - Promover a representação judicial e extrajudicial do Município em qualquer foro ou juízo e a representação do Município perante o contencioso administrativo; V - representar o Município perante o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e outros órgãos de fiscalização financeira e orçamentária de quaisquer das esferas de governo; VI - Interpretar a Constituição Federal, as leis e demais atos normativos, visando uniformizar a orientação a ser seguida pelos órgãos da Administração Municipal; VII - controlar a apresentação dos precatórios judiciais VIII - Propor ao Prefeito a avocação de representação de quem tenha legitimidade para declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal; IX - Assistir nos atos de desapropriação imobiliária e proposição de medidas de caráter jurídico que visem o controle das atividades relacionadas com as desapropriações praticadas pelo Município; X - Orientar aos órgãos da Administração Municipal, visando assegurar o cumprimento de decisões judiciais; XI - Elaborar minutas e a apresentação de informações a serem prestadas pelo Prefeito, pelos Secretários Municipais e outras autoridades apontadas como coatoras, relativas às medidas impugnadas de atos ou omissões administrativas: XII - auxiliar na verificação prévia da constitucionalidade e legalidade dos atos de governo; XIII - Elaborar projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo, razões de veto e atos normativos e ordinatórios, por determinação do Prefeito; XIV - Elaborar instrumentos de contratos, convênios, ajustes, acordos e termos similares para serem firmados em nome do Município; XV - Emitir pareceres, do ponto de vista jurídico, em processos que Ihe forem submetidos; XVI - Examinar, emitir pareceres e adaptar às normas jurídicas e à técnica legislativa os anteprojetos de lei, as minutas de decretos e outros atos elaborados pelos demais órgãos da Administração Municipal; XVII - Organizar e manter arquivo de leis, atos normativos e ordinatórios, convênios, acordos, editais, termos e documentos similares; XVIII - Enviar à Câmara Municipal os projetos de lei, e no seu retorno encaminhar ao Prefeito para sanção; XIX - Acompanhar, perante o Legislativo, o andamento dos projetos de lei de iniciativa do Executivo; XX - Verificar os prazos e providenciar sanção, promulgação ou veto de projetos de lei aprovados pela Câmara de Vereadores; XXI - Organizar e manter acervo bibliográfico de obras doutrinárias jurisprudenciais de interesse do Município XXII - Exercer outras atividades afins.

Publicações Oficiais

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Atos Normativos

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