11 FEV 2020
Conheça o programa Criança Feliz

Os cuidados na primeira infância são essenciais para o pleno desenvolvimento da criança. Pensando nisso, o Governo Federal, em parceria com os municípios, oferta o Programa Criança Feliz com objetivo de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças de 0 a 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida.

É desenvolvido por meio de visitas domiciliares buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos desde a gestação. O trabalho também busca facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

Durante os encontros, as visitadoras orientam acerca da responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, fortalecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os primeiros anos de vida. Além disso, reforçam o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

São públicos prioritários do Criança Feliz:

- Gestantes, crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e suas famílias;

- Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias;

- Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Para participar do Criança Feliz, a família deve manter seus dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na composição familiar. Procure a Secretaria de Assistência Social localizada na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, na Prainha. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.