30 JAN 2020
Arraial do Cabo terá dia D de vacinação contra o Sarampo neste sábado (1)

Neste sábado (01/02) acontece o "Dia D de Vacinação contra o Sarampo", a partir das 08h, com término às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde do Canaã, Prainha, Boa Vista, Monte Alto, Figueira e Sabiá, locais onde as doses estarão disponíveis, devendo se vacinar pessoas com a faixa etária entre 06 meses e 59 anos. A Campanha Estadual de Intensificação de Vacinação Contra o Sarampo é iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde, e em Arraial do Cabo, a vacinação se estende até o dia 07 de março.

A campanha terá o slogan “RJ sem Sarampo” e tem como objetivo implementar medidas emergenciais para contenção do avanço da doença, através da promoção de elevada cobertura vacinal da população. O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito,
particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Sendo assim, se faz necessário que todos se engajem na campanha a fim de captar pessoas não vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal, minimizando o risco de adoecimento da população e reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

Fonte: ASCOM PMAC | Saúde