14 JAN 2020
Investimentos e Projetos pedagógicos trazem resultados para a Educação
Arraial do Cabo reverte índices negativos de reprovação, evasão e distorção escolar.

Os resultados dos investimentos em educação e dos projetos pedagógicos aparecem em forma de mais uma conquista para a rede pública municipal de Arraial do Cabo! A Prefeitura divulgou a redução dos índices de evasão escolar, reprovação e distorção idade-série de 2019.

Em 2017, o histórico de distorção, caso em que os alunos estão nas turmas fora do ano correspondente à idade, era de 48%. Já em 2019, esse percentual caiu para 26%. Os números de reprovação e evasão escolar também apresentaram quedas significativas. A reprovação em 2017 foi de 20,7%, em 2018 o número caiu e a taxa passou para 16,9%, e no fechamento de 2019 diminuiu para 13,1%!

Quanto à evasão escolar, 6,8% dos alunos abandonaram a escola em Arraial no ano de 2016. Em 2017, caiu para 3,9%. Já em 2019, mesmo antes do fim do ano letivo, após os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, 2% dos alunos abandonaram!

Para monitorar e realizar projetos pedagógicos para reduzir esses índices, a Secretaria de Educação realiza trimestralmente, a avaliação dos dados de todas as escolas para que haja tempo hábil para correção de resultados negativos.

Segundo a Secretária Luciana Alves Correa, a diminuição dos índices é resultado de uma série de investimentos como qualificação dos profissionais, atendimento diferenciado realizado pelos profissionais da Secretaria e o envolvimento das famílias com a escola. Além disso, algumas das iniciativas foram destaques como o EJA Diurno, a Sala de Leitura e o Projeto Um Novo Tempo. “Estamos trabalhando a todo o tempo no desenvolvimento de alternativas para levar uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes da rede municipal. Nossos projetos auxiliam os alunos e trazem bons resultados para o município e para o futuro deles”, destaca Luciana.

Criado em 2017, o EJA Diurno foi implantado nas escolas com o maior número de alunos em distorção idade-série, criando assim a oportunidade aos discentes que se encontravam nesse quadro, de atenuar, a cada semestre, o atraso em relação à idade ideal para o ano de escolaridade. Em paralelo, também tiveram os investimentos na valorização dessa modalidade como um todo: seleção de profissionais com o perfil adequado, reuniões com os pais para apresentação da proposta e consequente autorização, direcionamento de acompanhamento para orientadores e supervisores escolares, formação continuada dos professores, elaboração da proposta curricular dos 1º e do 2º segmentos do EJA, e projetos de valorização da cultura e dos talentos dos alunos.

Já o projeto Sala de Leitura tem a finalidade despertar nos alunos o gosto pela leitura, incentivando-os a cultivar esse hábito, desenvolvendo a criatividade, a interpretação e assimilação de conteúdos. Reforçando esse projeto, a parceria com o Planeta Leitura transformou a sala de aula com a distribuição de 2100 maletas com livros de autores renomados para os alunos.

Criado em 2018, o Projeto Um Novo Tempo oferece diversas modalidades esportivas e de lazer para crianças acima de 5 anos. As atividades realizadas no ambiente escolar e fora do horário convencional têm como proposta auxiliar os alunos da rede municipal a aprimorarem seus conhecimentos e sua relação com a escola, o que derruba as estatísticas negativas a respeito do ensino.

Arraial do Cabo investiu mais de 20 milhões em Educação até o fim de 2019! Em 2020, novos projetos vão alavancar ainda mais os índices positivos.

ASCOM PMAC | Educação
#Amar #Cuidar #Preservar