27 DEZ 2019
SECRETARIA DE TURISMO
Arraial do cabo se prepara para feriado de virada de ano

A Prefeitura de Arraial do Cabo preparou um planejamento especial para o Réveillon 2020. Segundo a Secretaria de Turismo, a expectativa é que o município receba 150 mil turistas no feriadão, além do público flutuante que costuma visitar apenas as praias da cidade. Para atender essa demanda, a secretaria reforçou o quadro de recepcionistas bilíngues para atendimento nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), no Pórtico, Praça do Guarani e Praia dos Anjos. O horário de atendimento ao público será de 8h às 18h.

A Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) estará com seu efetivo em regime extraordinário durante todo o dia. Toda a equipe estará de plantão para orientar os visitantes e coibir possíveis ações irregulares no município. Os agentes estarão nas ruas com o auxílio de viaturas, motos e vão contar também com o apoio de cães farejadores do Grupamento de Operações com cães da Guarda Municipal. Neste ano, o setor inovou criando o APTUR - apoio ao turista, selecionando Guardas Municipais e Agentes de Trânsito bilíngues para dar suporte aos visitantes. Além do trânsito e da segurança a noite, a SEMUSP tem como atribuições o ordenamento dos acessos aos locais de onde saem os passeios de barco, Pontal do Atalaia e Pórtico.

O Grupamento Marítimo estará com o efetivo de 19 guarda-vidas nas praias do município para garantir a segurança dos banhistas que pretendem passar o réveillon na cidade. Durante todo o ano os profissionais receberam treinamento para aprimorar suas técnicas. Os heróis do mar receberam instruções sobre o reboque na água, primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar. Esse ano, a equipe contará com um quadriciclo para dar apoio nas rondas e salvamentos. Vale ressaltar que é imprescindível que a população e turistas sigam as instruções desses profissionais que tanto trabalham pela segurança de todos. A Guarda Ambiental Marítima também está preparada para o período e terá plantão de 24 horas para atender as necessidades do município.

Outros setores, como: COMTRANS, Posturas, Guarda Municipal também estarão trabalhando em conjunto para o ordenamento da cidade. Em caso de emergência ou para fazer alguma denúncia, o morador ou turista pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153. Na Marina dos Pescadores, área de embarque e desembarque de turistas, a segurança e o atendimento emergencial foram reforçados.

Na saúde, o Hospital Geral de Arraial do Cabo está com Pronto Socorro preparado para receber as emergências durante o período. O mesmo acontece na Unidade de Pronto Atendimento do distrito de Figueira. Uma tenda estará disponível na Praia Grande durante os três dias de shows para atendimento emergencial. A equipe será composta por 1 médico, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem. A Secretaria de Saúde também disponibilizou 1 ambulância para ficar no local. O espaço estará funcionando a noite, até o término das atrações.

A Secretaria de Serviços Públicos alerta os moradores e visitantes quanto ao despejo de entulho nas vias e calçadas durante o feriadão. Os restos de materiais de obras não devem ser colocados para fora neste período, devido a dificuldade de recolhimento por meio dos caminhões e tratores, em função do grande fluxo de veículos na cidade.