28 NOV 2019
Reunião do Projeto de Ampliação do Museu Escola Naval e Sala Expositiva Mestre Chonca

O Prefeito Renatinho Vianna se reunicou com o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Roosevelt Monteiro, e os sociólogos Paulo Sérgio Barreto e Julia Turrini para tratar de questões relativas às obras de ampliação do Museu Escola Naval/Sala Expositiva Mestre Chonca, localizado na Praia Grande, reduto e ponto de encontro de pescadores tradicionais do município. A reunião aconteceu na segunda-feira com objetivo de obter informações sobre o andamento do processo 1020/18 referente às obras que já se encontra atualmente na Secretaria de Obras.

Segundo Paulo, o museu tem como principais atribuições “a memória oral e a transmissão do saber-fazer ‘canoas de boçardas’, além da salvaguarda da paisagem cultural e os sentidos de pertencimento, vínculos e laços aos lugares e aos territórios da pesca tradicional”, possibilitando uma maior interação e sociabilidade envolvendo turistas, a população de Arraial e seus pescadores tradicionais. As canoas de boçardas são feitas de maneira artesanal e construídas a partir de um tronco inteiriço de madeira.

No dia 6 de dezembro, a partir das 14h, a Fundação estará presente, junto a outras instituições parceiras do projeto, em um encontro aberto que faz parte da 9ª Semana Fluminense do Patrimônio trazendo a reflexão “O Museu que queremos”. O evento é aberto para a população, pescadores tradicionais e os chamados “mestres sabedores da cultura popular” e será no Auditório do IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus de Arraial do Cabo), na Rua José Pinto de Macedo, s/n, na Prainha.

ASCOM PMAC | Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMAPCT)