27 NOV 2019
Projeto Mar de Tartaruga em Arraial do Cabo

Projeto cataloga e monitora espécies de tartaruga marinha com a colaboração do cidadão

Você já conhece o projeto Mar de Tartaruga em Arraial do Cabo? Realizado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais (LECAR) da UFF, tem como objetivo monitorar as tartarugas marinhas do município a partir da ciência cidadã, ou seja, da participação do público na coleta de informações para pesquisa.

Para participar os interessados podem postar as fotos das tartarugas encontradas em Arraial, informando a data do encontro + localização + nome sugerido para a tartaruga e incluir a hashtag #mardearraialdocabo ou entrando em contato por direct com o perfil @mardetartaruga no instagram! Você também pode mandar suas dúvidas sobre as tartarugas para serem esclarecidas através das postagens. Caso a tartaruga ainda não seja identificada, o nome que você sugeriu será utilizado!

O Mar de Tartaruga abrange moradores, turistas, mergulhadores e os apaixonados pela vida marinha em geral. A principal regra para participar é o respeito as espécies! É preciso respeitar o animal quando for tirar a foto, não alimentar, encostar ou usar o flash para não os perturbar.

É importante se aproximar lentamente e manter uma distância para que ele não se assuste, desse jeito você poderá aproveitar a companhia da tartaruga. Caso ela se afaste, não a persiga. Use o zoom da câmera e faça fotos e vídeos para captar seus movimentos.

Todo o material recebido fará parte dos estudos do LECAR. Os detalhes do projeto estão no instagram @mardetartaruga. Siga e acompanhe!