18 NOV 2019
Centro de Cidadania LGBT é inaugurado em Arraial do Cabo nesta segunda-feira (18)

Nesta segunda-feira (18),  foi inaugurado o Centro de Cidadania LGBT - Baixada Litorânea no município. O evento foi realizado no prédio do antigo Fórum, na Prainha, onde funcionarão as duas salas destinadas ao Centro de Cidadania.

A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Programa Rio Sem LGBTIfobia e a Prefeitura de Arraial do Cabo.

Estiveram presentes na inauguração autoridades municipais e estaduais. O Prefeito Renatinho Vianna, se fez presente, compondo a mesa juntamente com o Secretário de  Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Ayron Freixo, o Secretário do Ambiente, Arildo Mendes, o Coordenador do Centro de Referência LGBT da Baixada Litorânea, Theo Silveira, a coordenadora do Centro de Referência LGBT da Baixada, Sharlene Rosa, o Superintendente Estadual de Políticas Públicas LGBT, Ernane Alexandre Pereira, o Subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos do Estado, Thiago Miranda e o Presidente da FIPAC Edilmar Silva, o neném da Cabocla.

De acordo com Ernane Alexandre, “o novo centro vai proporcionar atendimento jurídico, psicológico e social à população LGBTI e também será um espaço de mobilização de políticas públicas de combate a LGBTIfobia”.

O Subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Thiago Miranda, destacou que o local também será espaço de divulgação de informações. “O novo equipamento será extremamente útil para promoção de cidadania, difusão de informações e também de acolhimento. Além destes serviços, serão realizadas oficinas, palestras e debates para toda a população” informou.

O Coordenador Theo Silveira, pontuou  que o Centro de Cidadania funcionará das 9h às 17h, e contará com uma equipe formada por psicólogos, advogados, assistentes sociais e toda assessoria técnica na parte administrativa, e realizará atendimento a toda população LGBT vítima de violência e garantindo seus direitos como emissão de documentos e retificação de nome.

Ayron Freixo falou sobre a aproximação do Estado com o Município, trazendo o Centro de  Cidadania LGBT para Arraial, fazendo com que a cidade se torne referência em Políticas Públicas. Reiterou as portas abertas da Secretaria de Assistência Social para as questões de Direitos Humanos e a importância da implementação dessas políticas para a população LGBT de Arraial do Cabo e toda Baixada Litorânea.

A unidade, além de atender Arraial do Cabo, também vai abranger as cidades de Armação de Búzios, Barra de São João, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande.

Fonte: ASCOM PMAC | Assistência Social