12/08/2019 às 09:38:00
Arraial do Cabo receberá equipamentos e capacitação para combate a vazamentos de óleo

Na sexta-feira (9), os secretários da pasta de Meio Ambiente de Arraial do Cabo (Arildo Mendes), Cabo Frio (Mário Flávio Moreira) e Búzios (Fernando Savino) se reuniram com o Gerente do Ambiente da Petrobras, Rubinei Rodrigues, para tratar o plano de ação de continuidade no combate à emergências, mais um desdobramento do caso de vazamento de óleo no Campo de Marlim Leste que atingiu a costa dos três municípios em abril deste ano.

Na ocasião, ficou acordado que as Secretarias vão receber equipamentos de proteção para a Guarda Ambiental Marítima, rede de contenção de manchas de óleo, equipamentos para a retirada de óleo da água e da areia, uma embarcação de alumínio para apoio no primeiro combate e o curso de capacitação para 30 agentes, 10 de cada cidade.

De acordo com o secretário Arildo Mendes, a primeira ação em casos como esses deve ser imediata, por isso a importância dos municípios estarem preparados. "Nossaos agentes precisam conhecer esses materiais, estarem capacitadas e equipasas para agir na contenção emergencial até as equipes da Petrobras chegarem aos locais", acrescentou.

O monitoramento e o combate serão feitos em parceria com a empresa. Outras ações de compensação ambiental em decorrência do acidente estão sendo discutidas em outras instâncias.

Fonte: ASCOM PMAC / MEIO AMBIENTE