08 AGO 2019
Casa do Educador inicia a capacitação de primeiros socorros para profissionais da educação

Começou hoje (8) o cronograma de capacitação básica em primeiros-socorros para profissionais da rede pública escolar em Arraial do Cabo. O curso é ministrado pelo professor formador e coordenador da área de Educação Física da Casa do Educador, Guilherme dos Santos, terá a carga horária de 6 horas e será dividido em dois módulos. A primeira turma a receber a qualificação inclui professores de educação física e inspetores escolares.

O objetivo é preparar os profissionais para as intercorrências simples do dia a dia das escolas e capacitá-los a lidar com a primeira abordagem em situações emergenciais. Além disso, a iniciativa da Secretaria de Educação também vem para adequar o município à lei 13.722 de 2018, chamada Lei Lucas, que determina que escolas públicas e privadas da educação devem capacitar os funcionários para prestarem essa assistência. A lei foi criada após o aluno Lucas Begalli Zamora, de apenas 10 anos, ter morrido após engasgar com um pedaço de cachorro-quente em um passeio escolar, em setembro de 2017, em Campinas (SP).

"Dentro do Conselho Regional de Educação Física isso já é trabalhado há um tempo, e a Casa do Educador sentiu a necessidade de implantarmos esse curso no município voltado para o ambiente escolar, preparar o profissional emocionalmente e também com as noções técnicas básicas para situações emergenciais", comentou Guilherme.

A Diretora da Casa do Educador, Rosana Vidal, também reforça a importância dessa iniciativa. "Nossa preocupação é a formação integral do profissional do município. O curso proporciona segurança no agir em situações que exigem rapidez e tomada de decisões, enquanto a ajuda especializada não chega. E também ajuda esse profissional a prevenir acidentes, tornando o ambiente mais seguro", completa Rosana.

Fonte: ASCOM PMAC / EDUCAÇÃO / CASA DO EDUCADOR