02 AGO 2019
Fundação Municipal do Meio Ambiente inicia projeto Circuito Tela Verde nas escolas municipais

Foi dado o pontapé inicial no Projeto Circuito Tela Verde que leva aos alunos da rede pública municipal atividades de educação ambiental e consciência sobre a questão do lixo. Alunos do 3º ano da E.M. Adolpho Beranger Júnior, puderam experenciar um bate-papo com as equipes técnicas da Fundação Municipal do Meio Ambiente, onde foram trabalhados vídeos, músicas e dinâmicas com distribuição de brindes sobre Coleta Seletiva, em que os jovens identificavam e separavam o que era Lixo Seco e o que era Lixo Úmido. Durante a dinâmica, os alunos usaram exemplos de resíduos feitos em desenhos, para que não manuseassem qualquer tipo de resíduo, e colocassem nas lixeiras correspondentes. A primeira atividade aconteceu na quinta-feira (31) e foi um sucesso!

O objetivo desta ação, além de promover a Mostra, é motivar a sensibilização e conscientização dos alunos para o momento que a Coleta Seletiva estiver operando na sua totalidade no munícipio de Arraial do Cabo, estes possam ser os multiplicadores desta prática em seus lares e assim, gradativamente contribuírem na conservação e preservação ambiental, tornando a nossa cidade sustentável. Outras escolas também receberão o projeto ao longo dos próximos dias.

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em sintonia com os princípios e objetivos da Lei nº 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), o CTV tem por objetivo, divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e assim fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental.

O Projeto promove regularmente, a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Essa mostra, que está em sua 9° edição, reúne vídeos com conteúdo socioambiental que são exibidos em todo o território nacional e em algumas localidades fora do país. A seleção dos vídeos é realizada pelo MMA, por meio de chamadas públicas.

Em Arraial do Cabo, a Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia está cadastrada no Ministério do Meio Ambiente como Espaço Exibidor e Organizador da Mostra, tendo como parceria a Secretaria de Educação, uma vez que as Mostras são realizadas em escolas municipais.

Fonte: ASCOM PMAC / FMMAPCT