12 JUL 2019
SAÚDE
Saúde divulga balanço semestral do transporte de pacientes que realizam tratamento fora do município
A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (11), o balanço do primeiro semestre de 2019 do transporte que é realizado nos atendimentos de pacientes que precisam de tratamento fora domicílio (TFD).Em média são feitos cerca de 30 atendimentos e encaminhamentos, diariamente, pela equipe do TFD.

Diariamente, duas vans alugadas pela Secretaria de Saúde, e outros carros menores, saem do município com destino ao Rio de Janeiro, Cabo Frio, Macaé, Campos, Niterói, Araruama, Itaboraí e outras cidades do Estado para a realização de exames, consultas e cirurgias de tratamentos específicos, que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde no município. O setor responsável pelo encaminhamento desses pacientes é o TFD – Tratamento Fora de Domicílio, ligado ao Departamento de Atenção Básica.

Só no primeiro semestre, segundo os dados da Secretaria de Saúde foram mais de 4.000 procedimentos agendados e realizados. As demandas são encaminhadas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e em muitos casos os pacientes procuram diretamente o setor, que funciona na sede da Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo (Rua Washington Luiz, 62).

O TFD é responsável por inserir pacientes nos sistemas do SUS que regulam esses tipos de procedimentos que não são oferecidos na cidade (SER, SISREG, RESNIT, ESUS e TRS). Esses casos são agendados e encaminhados, de acordo com a disponibilidade de vagas, para as cidades que oferecem essas especialidades pelo SUS. Um dos exemplos é o tratamento do câncer. De acordo com informações do setor, se o paciente estiver com todos os exames prontos, os trâmites para iniciar o tratamento são realizados em até 48 horas, na maioria dos casos, o que é importantíssimo, já que para esse tipo de paciente quanto mais cedo o tratamento for iniciado mais eficaz é o resultado.

O TFD faz o encaminhamento de usuários do SUS para os seguintes tratamentos: biópsias, tratamentos oncológicos, ortopédicos e cardíacos, encaminhamentos para exames oftalmológicos complexos e cirurgias de catarata, hemodiálise e tratamento renal, colocação de aparelhos auditivos, tratamentos dentários e de outras enfermidades que necessitem de sedação e até mesmo transplantes, bem como consultas para tratamentos de média e alta complexidade em geral. A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, através do Departamento de Atenção Básica, ao qual o TFD é vinculado, também vem melhorando a qualidade de vida das pessoas, obtendo doações e empréstimos de cadeiras de rodas, próteses, órteses, além de acessórios para pacientes portadores de necessidades específicas como sapatos adaptados, almofadas etc.

Fonte: ASCOM PMAC - SAÚDE
Local: ARRAIAL DO CABO