10 JUL 2019
MEIO AMBIENTE
Prefeito Renatinho Vianna cobra apuração da Polícia Civil no caso de envenenamento de gatos no pesqueiro em Arraial do Cabo

Na última quinta-feira (4), o Prefeito Renatinho Vianna, enviou um ofício para a 132° DP de Arraial do Cabo solicitando apuração do caso de envenenamento de gatos nos pesqueiro da Praia Grande, que ocorreu no final de junho.

Além da investigação, o Prefeito solicitou que as medidas cabíveis sejam tomadas para que os responsáveis pelo crime sejam punidos.

A Prefeitura de Arraial do Cabo reforça que repudia toda e qualquer ação de maus tratos contra animais e segue acompanhando o desdobramento do caso. Além disso, com o objetivo de, cada vez mais, se engajar na causa animal, a Prefeitura está desenvolvendo projetos com o objetivo de melhorar as condições de vida dos bichos e a convivência com os munícipes.

No Programa Municipal de Controle de Cães e Gatos, previsto na lei federal de número 13.426 de 30 de março de 2017, a Prefeitura realiza ações desde 2018 para viabilizar a castração gratuita no município.

No dia 26 de junho, aconteceu uma reunião técnica para a apresentação do Projeto Arquitetônico da UCA (Unidade de Castração e Atendimento Veterinário), feito pelos arquitetos Rodrigo Garcia e Natasha Mureb, que terá sua sede estrategicamente posicionada entre os Distritos de Monte Alto e Figueira. A reunião foi sediada na Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, e o projeto surgiu de uma demanda da população,  em especial os protetores de animais de Arraial do Cabo, que necessitam de uma solução mais definitiva com relação ao número de animais abandonados e da reprodução descontrolada de cães e gatos.

A iniciativa pioneira atenderá a política municipal de controle de natalidade de cães e gatos, que vem sendo desenvolvida sob a coordenação de Thais Fantauzzi, com o apoio técnico na elaboração do projeto através da Diretoria de Estudos e Projetos, Ana Nunes, desta fundação. E ainda, com a formação da comissão de Estudos e Gestão da UCA que é composta por Santiago e Tatiana Dantas.

O pedido já está na planilha de acompanhamento de processos para pedido dos recursos para duas unidades do Castramóvel junto à Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado desde o final do ano passado. A previsão é que seja licitado ainda este mês e a expectativa é que seja implantado no início de setembro.

Maus tratos aos animais, além de CRUELDADE, é CRIME, lei nº 9.605/98 – art. 32. DENUNCIE!

Fonte: ASCOM/PMAC