Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo - RJ
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

06/06/2019 às 19:56:00
Arraial do Cabo marca presença em capacitação do MRJ sobre os direitos da pessoa idosa em Instituições de Longa Permanência (ILPIs)
O curso, que durou todo o dia, foi dividido em dois módulos, pela manhã e à tarde.

Arraial do Cabo marcou presença na capacitação organizada pelo Grupo de Ações Técnicas Especializadas do Ministério Público do Estado (GATE/MPRJ), que aconteceu nesta quinta-feira (06), no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. A cidade foi representada pela subsecretária de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Andréa Tinoco; por Jocarly Alves, o “Seu Jô”, representando o Conselho Municipal da Pessoa Idosa; e por Cristiane Fernandes, da Consultoria Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano (ConLongEH), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro serviu para reunir órgãos e instituições ligados ao abrigamento da pessoa idosa na Região dos Lagos, em especial instituições públicas e privadas que trabalham com o abrigamento permanente desses indivíduos, as chamadas “ILPIs”, sejam elas integradas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), a instituições de saúde particulares e também filantrópicas. O tema da capacitação foi “Instituições de longa permanência e políticas públicas para idosos”. O curso, que durou todo o dia, foi dividido em dois módulos, pela manhã e à tarde.

A capacitação tratou também do papel do Estado, dentro da estrutura do SUS e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no desenvolvimento de políticas públicas que contemplem práticas integrativas, visando o bem-estar físico, emocional e psicossocial da pessoa idosa, despertando a atenção dos agentes públicos de que essas garantias devem estar disponíveis para toda população, independentemente desses indivíduos serem ou não usuários do serviço público de saúde ou de assistência social, ou de ambos.

“Foi enriquecedor para nós que trabalhamos e militamos na causa das políticas públicas voltadas à atenção da pessoa idosa. É importante destacar o fato do Ministério Público do Estado estar se preocupando e, mais do que isso, chamando a sociedade para o debate, capacitando e esclarecendo as dúvidas dos agentes públicos dos municípios, abordando o tema da legislação aplicável, as sanções cabíveis, espaços de garantia de direitos, enfim, um curso completo onde todos puderam trocar experiências, tirar dúvidas e trocar experiências”, destacou a consultora Cristiane Fernandes.

Como palestrantes do encontro, foram convidados pelo MPRJ a Mestre em Serviço Social e Perita Técnica do GATE/MPRJ, Renata Rios, que apresentou o painel “Atribuições da rede de serviços públicos na atenção aos idosos institucionalizados” pela manhã e, no período da tarde, o mestre em enfermagem, especialista em gerontologia Romulo Delvalle, que realizou uma capacitação direcionada a gestores e técnicos de instituições de longa permanência para idosos, que alcançou todo o público presente ao evento.


Fonte: ASCOM PMAC
 
 
 
 
NEWSLETTER
Receba nossos informativos em seu e-mail
INSCREVA-SE
Avenida da Liberdade s/n - Praia dos Anjos
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Acompanhe
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia