21 MAI 2019
Arraial do Cabo lança projeto de correção de fluxo idade-série

Procurando solucionar o problema no atraso de idade-ano escolar, que atualmente atinge grande parte dos estudantes no Brasil, o Ministério da Educação estabeleceu a Política de Correção do Fluxo Escolar, liberando recursos e projetos aos municípios com índice significativo de defasagem, para que possam encaminhar, de forma adequada, os alunos aos anos escolares compatíveis a sua idade, por meio de alternativas pedagógicas, sob a responsabilidade das Secretarias de Educação.

Diante disso, a Secretaria de Educação de Arraial do Cabo propôs a inserção do projeto de correção de fluxo, distorção de idade-série, com o objetivo de concretizar essa regularização com alunos do município.

O projeto, coordenado pelo Professor Marcos Monteiro, atende inicialmente a escola João Torres, onde as aulas são aplicadas pela Professora Débora Batista e a escola Adolpho Beranger Junior, com a Professora Jociane Souza.

A iniciativa vem beneficiando aproximadamente 40 alunos, que se encontram em situação de retenção há mais de 2 anos no Ensino Fundamental I e hoje, têm a oportunidade de acelerar o aprendizado em turmas em que o currículo e a prática pedagógica são diferenciados, permitindo, mediante desenvolvimento das habilidades propostas, que o aluno possa avançar ao segundo segmento do Ensino Fundamental.

De acordo com o coordenador pedagógico, Marcos, os alunos estão evoluindo, interagindo melhor com seus colegas, além de muito mais frequentes.

”Essa prática fortalece muito não apenas o desenvolvimento da aprendizagem, mas também o fator social. Perder alunos por não encontrar um ambiente acolhedor na escola nos coloca a pensar o que está errado em nossas práticas.

O projeto vem para entender o aluno como indivíduo, respeitando suas singularidades”. disse.

É importante ressaltar o compromisso da SEMECCT com a formação e qualificação dos estudantes, enxergando-os como sujeitos integrais, possuidores de saberes e desejos que precisam ser respeitados e valorizados.

ASCOM PMAC / EDUCAÇÃO
#CidadeEducadora #Amar #Cuidar #Preservar