15 MAR 2019
DATAS COMEMORATIVAS
Ação do Procon movimenta Arraial do Cabo no Dia do Consumidor
O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março, e foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março, e foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos,  John Kennedy.  A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Aproveitando a data, e as comemorações pelos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor no Brasil, o Procon de Arraial do Cabo promoveu  a segunda edição do evento “Dia do Consumidor”, na Praça da Independência, no Centro da cidade, com o intuito principal de aproximar empresas, lojistas e população, para que dúvidas fossem sanadas e serviços fossem prestados. A ação contou com participação de empresas como a West Internet, Prolagos, concessionária que abastece a Região dos Lagos, o banco Itaú, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a equipe do próprio Procon, que realizou seus atendimentos no local.

Segundo a moradora Bárbara Oliveira, a avaliação do atendimento no evento foi positiva. “Atividades como essa trazem benefícios para toda a sociedade. Saio daqui já com uma posição para resolver meu problema, coisa que não tive antes pela operadora de telefonia. Fui muito bem atendida, e essa é uma boa ocasião para todos tirarem dúvidas e acertarem suas pendências.”

Para Márcio Lisboa, secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, com as atuações do órgão em Arraial do Cabo, desde consumidores a empresas, todos saíram ganhando. “O município de Arraial do Cabo não tinha um órgão específico de defesa do consumidor, e nesses dois anos de atuação do Procon aqui, é notável os cuidados tomados pelos comerciantes, que também não tinham essa visão e experiência. Hoje o consumidor sabe que tem dentro de casa um produto que está sendo fiscalizado, próprio pra consumo, o que dá uma segurança maior.  E as empresas que estão atuando no município estão legalizadas, gerando empregos. O que também é benéfico para Arraial, que arrecada com os impostos”, afirmou. Ele completou dizendo que as projeções para as próximas edições do Dia do Consumidor são de crescimento, tanto no número de atendimentos, quanto no número de empresas participantes.

O Procon de Arraial do Cabo fica  na Avenida Leonel de Moura Brizola, no Centro, ao lado da Rodoviária. O atendimento pode ser feito das 9h às 17h, de segunda a sexta.

Fonte: ASCOM/PMAC
Local: Arraial do Cabo