25 AGO 2023
Arraial do Cabo entrega modernidade, conforto e segurança em prédio de creche reinaugurada
A troca completa de telhado, sistema elétrico, hidráulico e novos aparelhos de ar-condicionado em todas as salas estão entre as mudanças realizadas com a obra.
A Creche Municipal Maria do Socorro Dantas, localizada no distrito de Monte Alto, foi reinaugurada pela Prefeitura ontem (24), após uma extensa reforma. Durante a cerimônia, alunos da Subsecretaria de Cultura e da própria unidade escolar realizaram apresentações artísticas que tornaram o momento ainda mais especial e significativo.

A demanda pela obra surgiu após a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer suspender as aulas na unidade devido a preocupações com a segurança dos alunos e colaboradores. O telhado apresentava extensas infiltrações, resultando em alagamentos nas salas a cada chuva.

Com a reforma, toda a estrutura passou por modificações significativas, incluindo a substituição do telhado por um novo tipo de telha. As melhorias se estenderam por todo o edifício escolar, abrangendo desde a instalação de um piso vinílico moderno até a colocação de sistemas de ar condicionado em todas as salas. “A reforma total da creche é uma demonstração do comprometimento do Município com o futuro da nossa juventude. Isso possibilita que nossas crianças possam crescer e aprender em um ambiente que estimula sua curiosidade e criatividade, promovendo o desenvolvimento intelectual e social” disse o Prefeito Marcelo Magno.

Com a obra, as salas de aula foram reestruturadas para otimizar o espaço e a acessibilidade, criando um ambiente mais eficiente para as atividades educativas. A infraestrutura foi atualizada, abrangendo sistemas elétricos e hidráulicos, garantindo uma operação segura e eficaz. Também foram realizadas melhorias na iluminação e ventilação, contribuindo para um ambiente mais agradável e produtivo. O projeto contemplou também a reforma de banheiros e dependências com troca de pisos.

Cada mudança realizada reflete nosso compromisso com a oferta de educação de qualidade. Segundo Bernardo Alcântara, Secretário Municipal de Educação, além da Creche Maria do Socorro Dantas, outras unidades de ensino também estão passando pelo processo de reforma. “Além de oferecer formação continuada para os professores, é fundamental disponibilizar um ambiente de trabalho que proporcione conforto e segurança para alunos e colaboradores. Nesse sentido, já estamos em processo de reforma de três creches e duas escolas, além da construção de duas novas unidades em Novo Arraial. Essas ações reforçam nosso compromisso constante em proporcionar um ambiente educacional excepcional, ampliando as oportunidades para nossos alunos”.

Esse trabalho já reflete na comunidade escolar. “Acreditamos que o aprendizado floresce quando as crianças se sentem seguras e amadas, e é isso que nos empenhamos em oferecer aqui. A creche Maria do Socorro Dantas não é apenas um prédio, é o centro de sonhos e descobertas” finaliza a diretora Quezia Carvalho.

Quem foi Maria do Socorro Dantas?

O nome da creche é um reconhecimento à uma antiga colaboradora. Maria chegou a Arraial do Cabo em 1973, trabalhou na Escola Municipal Francisco Luíz Sobrinho desde a sua fundação, na função de Auxiliar de Serviços Gerais com amor e dedicação, tornando-se uma presença relevante para esta comunidade de Monte Alto.

O nome de Maria do Socorro foi dado a esta creche pela própria comunidade, que escolheu, em votação aberta, atribuir a esta unidade escolar a lembrança de uma mulher forte e trabalhadora. Maria do Socorro nos deixou em outubro de 2005, mas sua memória sempre será lembrada com carinho e respeito.

Fotos: Jorge Porto, Horacio CF Zone e Vanessa Rodrigues
Fonte: Educação