05 JUN 2023
Programa Saúde na Escola atende 200 alunos em Pernambuca.

Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Sotero Teixeira de Souza e suas famílias receberam atendimento dos programas da Secretaria Municipal de Saúde, dentro de uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), que aconteceu na unidade escolar, que fica em Pernambuca.

A iniciativa foi realizada em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, com o objetivo de apresentar aos integrantes da comunidade escolar todos os serviços públicos de saúde que já estão disponíveis, como explicou o Secretário Municipal de Saúde, Jorge Diniz.

“Hoje, todos os programas de saúde vieram aqui para esta unidade para oferecer à população o acesso aos serviços que já se encontram disponíveis em nossos postos de saúde. Essa ação é uma aproximação dos serviços com a comunidade”, afirmou Diniz.

O evento contou com atividades educativas e recreativas preparadas por Programas e Setores da Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo: Saúde Bucal, Combate ao Tabagismo, Hiperdia/DANT, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador, Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Setor de Infectologia, Educação Permanente, Setor de Imunização, Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Ao todo, as equipes fizeram 174 aplicações de vacinas, 116 consultas de enfermagem, 90 aferições de pressão arterial, 42 avaliações antropométricas, 48 atendimentos de saúde da mulher, com 17 encaminhamentos para preventivo, 13 marcações de consulta, 188 testagens de Sífilis, HIV e hepatites B e C, 90 testagens de glicose, 06 hemoglobinas glicadas. Houve, ainda, avaliação da saúde bucal/escovação, com entrega de 200 kits de higiene bucal, além de orientações nutricionais e sobre combate ao tabagismo.

As equipes também ofereceram atendimentos nas áreas de Planejamento Familiar, Práticas Integrativas (PICS), vacinação, coleta de exames laboratoriais e citopatológicos (preventivo).

As crianças puderam se divertir com aulas de zumba, futebol, oficina de recreação e sala de leitura.

“Foi um momento muito importante para a Saúde de Arraial do Cabo. O Programa Saúde na Escola  vem atender toda a comunidade escolar, os familiares dos alunos, os servidores. É um marco dentro da Educação e da Saúde”, afirmou a Secretária Municipal Adjunta de Educação, Romilda Suinka.

A parceria entre as duas Secretarias vai continuar, em outras edições dessa iniciativa.

“Este é o primeiro passo. Vamos rodar todas as escolas da rede pública municipal com ações como essa de hoje”, adiantou o Jorge Diniz.

Fonte: Saúde e Educação
Autor: Educação