31 MAI 2023
Arraial do Cabo realiza, pela primeira vez, mutirão de cirurgia de catarata.

A Prefeitura de Arraial do Cabo realizou, pela primeira vez, um mutirão de cirurgia de catarata, com o objetivo de zerar a fila de espera para esse procedimento. No último final de semana, 45 pessoas passaram por triagem e 21 delas já foram operadas no Hospital Geral. Anteriormente, essas cirurgias eram realizadas em outras cidades, como Niterói e São Pedro da Aldeia, mas agora foram realizadas no próprio município de Arraial do Cabo, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos dos pacientes.

A dona Yvone da Silva Bezerra, de 68 anos e moradora da Praia dos Anjos, expressou sua satisfação com o atendimento recebido: "Estou muito satisfeita com o atendimento recebido. Fiz tudo no mesmo dia e já voltei a enxergar. Agora a vida vai melhorar". Outros moradores da cidade também conseguiram sair da fila de espera para a cirurgia de catarata. Esses procedimentos são considerados de baixo risco e de rápida recuperação, e a equipe médica relatou que todas as cirurgias transcorreram com sucesso.

O secretário de Saúde, Jorge Diniz, explicou que nesse primeiro mutirão foram chamadas as pessoas que já estavam na fila e com os exames de risco cirúrgico prontos. Jorge anunciou que a fila de espera, para este procedimento, praticamente foi zerada e também informou que a inauguração da clínica de olhos municipal está prevista para o segundo semestre.

Autor: Ascom
Local: Arraial do Cabo