30 MAI 2023
Centro Municipal de Reabilitação de Arraial do Cabo atende, mensalmente, cerca de 900 pessoas.

O Centro Municipal Especializado em Reabilitação de Arraial do Cabo foi inaugurado em fevereiro de 2023 com o objetivo de oferecer assistência a adultos e crianças na área de traumato-ortopedia, por meio de um atendimento multidisciplinar. Localizado no segundo pavimento da unidade de Estratégia de Saúde da Família Hermes Barcellos, no Sítio, o Centro de Reabilitação atende cerca de 900 pessoas por mês.

Com um espaço exclusivo para fisioterapia, o Centro de Reabilitação conta com uma ampla área de recepção, um ginásio onde são realizadas as atividades de fisioterapia, uma sala destinada aos pacientes de oncologia, outra para acupuntura e uma sala específica para avaliação.

A coordenadora, fisioterapeuta Elaine Gonçalves Galhardo, explica que o centro oferece diagnóstico e tratamento fisioterapêutico visando reintegrar o paciente ao seu ambiente. Para ser atendido, é necessário ter um encaminhamento médico do SUS. Uma equipe composta por 14 fisioterapeutas e dois massoterapeutas realiza o atendimento aos pacientes de segunda a sexta-feira, nas seguintes especialidades: ortopedia, oncologia, neurologia, pediatria (traumato-ortopedia e respiratória) e acupuntura.

Além disso, o centro oferece o serviço de fisioterapia coletiva, com o objetivo de manter o paciente em atividade após a alta. Esse trabalho é realizado duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde.

Os pacientes que necessitam de suporte de emergência são atendidos imediatamente na unidade, como nos casos de AVC agudo, fraturas e pós-operatório. Já os pacientes acamados recebem atendimento em domicílio pela equipe de atenção primária.

O secretário de Saúde, Jorge Diniz, destaca que o Centro Municipal de Reabilitação representa um avanço significativo na vida das pessoas que dependem de serviços de fisioterapia, garantindo um atendimento digno pelo SUS, sem que precisem sair da cidade. Ele informa que o próximo passo será ampliar o atendimento para os pacientes com fibromialgia nos tratamentos de fisioterapia.

Autor: ASCOM
Local: Arraial do Cabo