17 MAI 2023
Arraial do Cabo divulga balanço do aniversário da cidade.
Arraial do Cabo recebeu cerca de 35 mil pessoas por dia, durante a comemoração do aniversário de emancipação, nas areias da Praia dos Anjos. E para manter a segurança de moradores e turistas, uma verdadeira força tarefa foi montada pelas equipes das Secretarias de Segurança Pública, Ambiente e Saneamento, Saúde, Turismo, Governo e Eventos, Serviços Públicos, Posturas e IDAC.

Mais de 30 agentes atuaram na fiscalização para o cumprimento dos Decretos municipais, que proibiam o acesso e a venda de bebidas, acondicionadas em garrafa de vidro. Caixas de som também foram proibidas. Mais de 500 transeuntes com objetos proibidos foram abordados por dia e convidados a descartar ou acondicionar em recipientes permitidos.

Além deles, 132 ambulantes irregulares foram convidados a se retirar do local do evento. Também foram lavradas 2 intimações formais, sem contar com todas as ações executadas pelos fiscais, para encerramento das atividades após o horário permitido.

A Secretaria de Segurança Pública operou com mais de 130 agentes em campo, incluindo Guarda Municipal, Grupo Operacional, Patrulha Maria da Penha, Canil (3 cães de proteção e 1 cão de detecção de entorpecentes, armas e munições), Defesa Civil, Guarda-vidas, cavalaria, COMTRANS e PROEIS. No total, 3 ocorrências foram registradas na 132ª Delegacia de Arraial do Cabo.

A limpeza da praia foi realizada pela equipe do Instituto de desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC), que já realiza esse serviço normalmente todos os dias, em todas as praias da cidade. O recolhimento de resíduos em todo o município foi realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, que retirou mais de 240 toneladas das ruas da cidade nos 3 dias de evento.

A Secretaria do Ambiente e Saneamento também estava presente para cuidar de nossas belezas naturais. Agentes ambientais ajudaram na fiscalização em todos os acessos e nas areias da Praia dos Anjos.

A Saúde disponibilizou uma tenda para atendimentos no espaço do evento, além de uma ambulância para ocorrências mais graves, o que não aconteceu. No total, a tenda realizou 12 atendimentos durante os 3 dias de festa.

A ocupação hoteleira teve um aumento de 50%, em relação a outros finais de semanas em que não há festividades.

O ano de 2023 foi especial pra gente, mas 2024 promete muito mais surpresas. Já coloca Arraial do Cabo na agenda e fique de olho na nossa página, maio ainda tem MAREARTE, WTR e Copa Brasil de Vela de Praia.

Texto: Vanessa Rodrigues
Fotos: Horácio CFZone