11 MAI 2023
Secretaria de Saúde orienta sobre atendimento à população.

Quem nunca procurou atendimento médico no lugar errado? Embora pareçam iguais Unidade de Saúde da Família (USF), o pronto-socorro e a  policlínica têm finalidades diferentes, por isto conhecer como funciona cada serviço pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida.

A USF, também conhecida como Unidade de Saúde da Família, é uma unidade de atenção primária à saúde, que é a porta de entrada para o sistema público de saúde.  Elas são responsáveis pelo atendimento médico básico, preventivo e curativo da população, com uma equipe de profissionais de saúde que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, entre outros. Em Arraial do Cabo há oito unidades distribuídas por bairros, do primeiro e segundo distritos.

Já a Policlínica Municipal, localizada na Praia dos Anjos, é uma unidade de referência de atenção secundária. É nesse local que são feitas as consultas e atendimentos ambulatoriais especializados. Para ser atendido na policlínica é necessário haver o encaminhamento do médico da USF e as marcações dessas consultas são feitas na Secretaria de Saúde.

O Pronto-Socorro é uma unidade hospitalar, onde são atendidos pacientes com problemas de saúde agudos que não podem aguardar por uma consulta com hora marcada. Esse atendimento é destinado a pessoas que sofrem complicações como uma parada cardiorrespiratória ou um acidente vascular cerebral, por exemplo, ou que sofreram um grave acidente e por isso precisam de atendimento imediato.

No município de Arraial do Cabo há duas unidades de pronto-socorro em funcionamento: uma no segundo distrito, em Figueira; e outra no Hospital Geral, localizada na Avenida Getúlio Vargas. As duas funcionam 24 horas por dia.

Após ter assumido a gestão do Hospital Geral, a Organização Social Prima Qualitá Saúde aperfeiçoou o sistema de classificação de risco com a adoção do painel eletrônico e sistema informatizado, como forma de determinar a prioridade dos atendimentos. Essa classificação é definida por cor, visível em pulseiras descartáveis que são colocadas nos pacientes logo após a triagem – primeiro atendimento médico que avalia o estado de saúde da pessoa.

A classificação de risco funciona da seguinte maneira:

Vermelho: emergência, necessita de atendimento imediato, pois há risco para a vida;

Laranja: muito urgente, gravíssimo, cujo atendimento precisa ser rápido;

Amarelo: urgente, é necessário ter atendimento rápido, mas pode aguardar;

Verde: pouco urgente, pode aguardar o atendimento  ou ser encaminhado para outros serviços de saúde;

Azul: não urgente, que pode aguardar o atendimento ou ser encaminhado para outros serviços de saúde.

Foto: Marcelo Teixeira

Fonte: Saúde