28 ABR 2023
Arraial do Cabo implanta Política de Saúde Integral da População Negra.
O município está entre as vinte e quatro cidades antirracistas do estado

Coordenadores dos Programas de Atenção Primária à Saúde participam nesta sexta-feira, 28, de capacitação para a implementação da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População Negra (PMASIPN). O evento é uma iniciativa da Superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher de Arraia do Cabo e tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde para ações que visam a promoção da saúde da população negra de forma integral.

A capacitação contou com a participação da assistente social Belmira Rodrigues – coordenadora do Programa Municipal de Saúde da População Negra de São Gonçalo – que falou sobre a experiência do trabalho desenvolvido naquele município. Esta ação faz parte do processo de implantação da PMASIPN.

Outros temas referentes à saúde foram abordados por profissionais convidados: Lilian Quelen dos Santos Andrade Dantas - Responsável Técnica da Área Técnica da Vigilância da Doença Falciforme na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Maria da Conceição Soares Netto Antonino -  Coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem e Alyne de Carvalho Dutra Costa - Coordenadora do Programa Municipal de Saúde LGBTI+ foram as responsáveis pelas palestras.

O município cabista é o primeiro da Baixada Litorânea a fazer a implantação desta política. Arraial do Cabo está entre as vinte e quatro cidades que assinaram o pacto que criou a rede de Cidades Antirracistas, no estado do Rio de Janeiro e até outubro desse ano deverá concluir a implantação da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População Negra, em parceria com o SUS.

Para a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial e religiosidade de Arraial do Cabo, Marta Fonseca, a implantação da Política de Saúde Integral da População Negra é um avanço para o município que demonstra o empenho dos gestores, que através da gestão participativa reafirmam o compromisso com um grupo socialmente excluído, na busca de equidade e igualdade.
Fonte: Saúde
Autor: Saúde