14 ABR 2023
Secretaria de Saúde informatiza Pronto-Socorro de Figueira.
O pronto-socorro de Figueira está totalmente informatizado. A novidade tecnológica vai proporcionar mais agilidade ao acesso e processamento das informações. De acordo com a diretora da unidade, Olívia Macedo, com a sistematização integrada é possível que todas as informações do paciente sejam compartilhadas em tempo real, desde a chegada na recepção, passando pela consulta médica até o atendimento da enfermagem. Outra vantagem do sistema integrado é que o cadastro do paciente pode ser acessado também pelo Hospital Geral se houver encaminhamento do paciente.

O pronto-socorro de Figueira atende a população de Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Parque das Gaivotas, Sabiá, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara. O serviço disponível 24 por dia conta com uma ambulância UTI, uma sala de trauma, uma sala de sutura, uma enfermaria feminina com três leitos, uma enfermaria masculina com dois leitos, além da sala de triagem, farmácia e recepção. A unidade conta ainda com um eletrocardiograma e aparelho de raio-x.

A equipe do pronto-socorro é composta por dois médicos plantonistas, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, um técnico de raio x, um maqueiro, dois recepcionistas e um motorista. Segundo levantamento divulgado recentemente pela secretaria de saúde a média de atendimentos diários no pronto-socorro de Figueira é de 80 pacientes na baixa temporada, chegando a 130 pessoas atendidas por dia, no período do verão. No primeiro trimestre de 2023 foram registrados 6.224 atendimentos.

Com o objetivo de ampliar o atendimento emergencial à população, a prefeitura está construindo o novo prédio do pronto-socorro. A obra teve início em agosto de 2022 e já está com 40% do projeto pronto. A nova unidade será na Avenida Pedro Francisco Sanches, a principal do bairro Figueira. Com área total de 1349,68 metros quadrados de construção, o novo posto terá dois pavimentos, sendo no primeiro o setor de atendimento e o segundo a área administrativa.

O projeto prevê três consultórios de emergência, um consultório dentário, uma sala de curativo, uma de gesso e uma de sutura. Há também um laboratório, duas salas amarelas, sendo uma pediátrica, uma sala vermelha, duas salas de isolamento, uma de farmácia, uma sala de raio x, uma de medicamentos, uma para atendimentos sociais, uma de classificação de risco e a recepção.

Totalmente moderna, a nova unidade de saúde será toda climatizado e terá 100% de acessibilidade.  Além do piso e do mapa tátil para orientar pessoas com deficiência visual, o projeto prevê a colocação de um elevador com espaço para um cadeirante e um acompanhante.
Para o secretário de saúde, Jorge Diniz, é inquestionável a relevância da prestação do serviço de emergência à população do segundo distrito. Ele afirma que o governo tem trabalhado para garantir que a expectativa da população seja atendida: “É importante ressaltar que o nosso trabalho é criar as condições necessárias para assegurar ao cidadão o direito básico à saúde. E isto é o que temos feito todos os dias,” enfatizou Diniz.

Fotos: Jorge Porto
Fonte: Saúde