13 DEZ 2022
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne moradores e representantes de instituições públicas.
A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu representantes da sociedade civil e instituições públicas nesta segunda-feira (12). O evento aconteceu na Primeira Igreja Batista de Arraial do Cabo (PIBAC), no Centro e foi dividida em vários eixos temáticos.

Os temas foram separados por sala e entre os assuntos debatidos estavam enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia; promoção e garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas sobre o tema; entre outros.

De acordo com Rita Amada Lisboa, Presidente do Conselho, a ideia é levar as propostas levantadas para a Conferência Estadual, prevista para acontecer em março de 2023. "É maravilhoso ver que os adolescentes estão participando e sugerindo pautas para serem debatidas, além dos eixos que foram definidos ainda nas conferências livres que aconteceram nas escolas do município", afirmou Rita.

Durante a Conferência também aconteceram apresentações culturais e a escolha de delegados que estarão no encontro estadual. O evento acontece a cada dois anos e o último foi realizado de forma online por conta da pandemia. "É um momento de felicidade retomar essa conferência presencialmente com a participação ativa da sociedade e principalmente dos conselhos para discutir as demandas que serão levadas para o estado", complementou Sílvia Paiva, Diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social de Arraial do Cabo.

Estiveram presentes no evento o Prefeito cabista, Marcelo Magno; a Secretária de Educação, Isalira Gomes; o Secretário de Saúde, Jorge Diniz; o Secretário de Desenvolvimento Social, Wagner Lima; a Presidente do CMDDCA, Rita Amada Lisboa; do representante do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, Daniel Sanches; além do representante do Conselho Tutelar de Arraial do Cabo, Ulisses Menezes. Instituições como a APAE Arraial e escoteiros do ROCAMA também marcaram presença na conferência.
Autor: ASCOM
Local: Arraial do Cabo