01 DEZ 2022
CineSolarzinho retorna a Arraial do Cabo com sessões de cinema movido a energia solar para as famílias!
A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que retorna a Arraial do Cabo neste domingo (04).
O evento tem entrada gratuita e distribuição de pipoca. Serão exibidos curtas-metragens infantis do Festival Ciranda de Filmes e curtas especiais produzidos pelas crianças e estudantes locais durante as oficinas do projeto com temática socioambiental.

O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

A 3ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Shell Brasil e apoio da Unesco, da Ciranda de Filmes, da Comunidade Quilombola Maria Joaquina, da Colônia de Pescadores Z5 e da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade. Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolarzinho e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

Confira a programação!