25 JUL 2022
Arraial do Cabo realiza 1ª Reunião de Diretrizes do Pacto das Cidades Antirracistas.
Aconteceu, na última sexta-feira (22), a 1ª Reunião de Diretrizes do Pacto das Cidades Antirracistas. O encontro realizado no Círculo Operário, no bairro Canaã, reuniu representantes das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Valença.

O objetivo é construir um desenho de pesquisa entre as cidades conveniadas para coletar dados sobre gestão, plano estratégico, legislações, ações, orçamento, público-alvo, através de um questionário produzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com Flávia Rios, professora da UFF-Campus Niterói, através do levantamento dessas informações, será construído o índice de igualdade racial das cidades conveniadas no Estado. "Essa ação vai trazer pra gente uma radiografia através dos resultados desse questionário para entendermos quais são as fragilidades dos municípios participantes e saber quais são os mais desenvolvidos e também os que precisam de maior atenção na área", afirmou Flávia.

O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco.

Ele está baseado em quatro diretrizes: Governança Integrada e Desenvolvimento Territorial; Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Combate às Desigualdades Étnico-Raciais e ao Preconceito; e Patrimônio Cultural e Direito à Cidade.

Para Jorge Freire, Coordenador Executivo de Promoção de Igualdade Racial do Rio de Janeiro e Idealizador do Pacto, essa iniciativa representa a retomada de ações em favor das pautas antirracistas e criação de espaços onde as pessoas possam dialogar e propor medidas de forma cooperada. "Esse pacto é a coisa mais potente que acontece, hoje, no movimento de política de igualdade racial e visa promover o fortalecimento dessas ações, principalmente depois de uma crise institucional e enfraquecimento das pautas antirracistas no Brasil", concluiu Jorge.

A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Arraial do Cabo, por meio da Superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Fotos: Marcelo Teixeira
Local: Arraial do Cabo