29 JUN 2022
DESBUROCRATIZAÇÃO: Arraial do Cabo otimiza procedimento para abertura de empresas.
A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Fazenda, realizou nesta terça-feira (28), mais uma reunião sobre Desburocratização, REDESIM e Inexigibilidade Meio Ambiente, sistema que facilita a abertura de empresas. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e foi destinada a servidores municipais.

A iniciativa é da Sala do Empreendedor que possui convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA),desde 2019, para utilizar o Sistema do Registro Integrador - REGIN. O objetivo é atender a Lei Geral Municipal de Arraial do Cabo nº 1.887 de 16 de julho de 2014.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - REDESIM é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

De acordo com Letícia Urbano, Coordenadora da Sala do Empreendedor, a REDESIM permite um processo simplificado e sem duplicidades, assegurando mais rapidez ao processo de abertura de uma empresa, além de promover o desenvolvimento econômico do município. "Através desse sistema é possível reduzir a necessidade de o empreendedor ter que se deslocar a diferentes órgãos, de modo a poupar tempo e, até mesmo, economizar dinheiro que seria gasto com transporte e outros procedimentos físicos, tornando o serviço menos burocrático", afirmou Letícia.

Fotos:Marcelo Teixeira
Local: Arraial do Cabo