25 NOV 2021
SECRETARIA DE TURISMO
Arraial do Cabo segue com oficinas do Projeto "Arraial a pé - Turismo de Experiência".
Nesta semana aconteceu a penúltima oficina do Projeto “Arraial a Pé – Turismo de Experiência”, promovida pela Secretaria de Turismo. O grupo se reuniu ontem (23), no IFRJ Campus Arraial do Cabo, onde foram apresentadas palestras abordando temas sobre trilhas interpretativas, modalidades de mergulho e também sobre a biodiversidade marinha e a importância da Unidade Conservação Federal existente na cidade, a Reserva Extrativista Marinha – RESEXMar de Arraial do Cabo, criada em 1997 com intuito de proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais.

Com objetivo de conscientizar os guias de turismo quanto à conservação do ambiente marinho e a importância de se tornarem multiplicadores para um turismo mais consciente e sustentável, a oficina para o Roteiro Subaquático contou com a parceria dos palestrantes convidados Carlos Eduardo Ferreira, cientista responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais – LECAR, da Universidade Federal Fluminense, Pedro Zaú pesquisador do LECAR/UFF e integrante do Projeto Costão Rochoso que estuda e auxilia na conservação do sistema recifal da RESEXMar AC, Marco Antônio Rodrigues, presidente da Associação de Mergulho de Arraial do Cabo - AMA e de Bruno Lintomen, analista ambiental do ICMBio, órgão federal responsável pela gestão da ResexMar de Arraial do Cabo.

Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu a prática da oficina, com visita técnica na Praia do Forno. Os participantes mergulharam próximo à encosta da praia, vivenciando a experiência de contato com diversas espécies marinhas e reforçando conceitos de educação ambiental. Durante a visita, o grupo contou com o apoio logístico da Ramos Mergulho Brasil, que atua na Praia do Forno com equipamentos para atividades de recreação no mar.

Segundo o secretário de turismo Marco Simas “Promover um turismo mais responsável, que seja uma ferramenta de sensibilização e de proteção dos recursos naturais, um turismo contemplativo e mais consciente é o que propõe a Secretaria de Turismo através deste projeto, fomentando experiências únicas, genuínas e sustentáveis dentro da atividade turística.

O Arraial a pé vem de encontro à necessidade de oferecer opções sustentáveis e que agreguem valor à experiência do turista, fomentando o resgate histórico e cultural, a preservação do meio ambiente (terrestre e aquático) e o reconhecimento de nossa gastronomia típica através de roteiros guiados.
Autor: ASCOM PMAC
Local: Arraial do Cabo / RJ